O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, visitará neste domingo (10) três cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari. Ele estará em Lajeado, Roca Sales e Muçum, em uma viagem que havia sido antecipada pela coluna na quinta-feira (7).
Nesta sexta-feira, Alckmin anunciou a liberação, para as prefeituras, de R$ 800 por pessoa desabrigada em cada cidade gaúcha. Antes, o presidente em exercício liderou uma reunião com ministros em que foi abordada a situação dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A nova missão do governo federal no Estado está sendo organizada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, e pelo presidente da Conab, Edegar Pretto. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também deve integrar a comitiva.
Roteiro
A saída de Alckmin de Brasília no domingo está prevista para as 6h, em direção à base aérea de Canoas, na Região Metropolitana. De lá, fará deslocamento aéreo até Lajeado.
Na sequência, a comitiva partirá para Roca Sales, onde visitará áreas afetadas pela enchente. Em seguida, o grupo vai até Muçum, também por via terrestre. Ambas cidades do Vale do Taquari foram praticamente destruídas pela cheia do Rio Taquari.
Mais tarde, está previsto o retorno a Lajeado, onde haverá um encontro com prefeitos da região do Vale do Taquari. Também devem ocorrer novos anúncios do governo federal para socorrer as comunidades.
Ao final, Alckmin retornará até Canoas e, de lá, pega voo para Brasília. O retorno dele à capital federal está previsto para as 16h.