O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, vai anunciar neste domingo (10) a ampliação de recursos em socorro às vítimas das enchentes que nos últimos dias assolam o Rio Grande do Sul. O detalhamento das medidas deve ocorrer durante a visita da comitiva do governo federal ao Vale do Taquari, adiantou Alckmin em entrevista aos jornalistas Kelly Matos e Gabriel Jacobsen, na Rádio Gaúcha, na tarde deste sábado (9). Os acertos para os anúncios foram feitos em reunião nesta tarde.
O presidente em exercício chega a Lajeado no início da manhã e prossegue para os municípios de Roca Sales e Muçum. Alckmin estará acompanhado de ministros e representantes de diversas pastas, como Defesa, Saúde, Transportes, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Previdência Social, Cidades e Integração e Desenvolvimento Regional. Além disso, estarão no RS os presidentes do BNDES e da Caixa Econômica Federal.
Na entrevista, Alckmin ressaltou a necessidade de priorizar, neste momento, a busca por desaparecidos e o atendimento de saúde nos municípios atingidos pela enchente:
— Primeiro, o trabalho é salvar vidas. Helicópteros, barcos, botes, Forças Armadas. Ao mesmo tempo, a saúde, com hospital de campanha e retaguarda no Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre.
Segundo Alckmin, neste domingo chegam 5 mil cestas básicas de um total de 20 mil previsto para os municípios.
Na entrevista, o presidente em exercício também destacou a necessidade de se investir em ações de prevenção e disse que esse tema deve passar a ser uma das prioridades de governos municipais, estaduais e federal.