Uma comitiva do governo federal, composta por quatro ministros e representantes de outras nove pastas, virá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (28) para visitar cidades impactadas pelas inundações que se repetiram ao longo do mês de setembro e anunciar novas medidas para recuperação das regiões. O presidente Lula segue sem visitar o Estado, sendo representado, nesta viagem, pela primeira-dama Janja.
A expectativa do encontro está em torno do anúncio de um possível auxílio à agricultura. O encontro com a temática está marcado para às 12h30min no auditório 1 da Biblioteca da Univates, em Lajeado. Na noite desta quarta-feira, o governo federal anunciou duas medidas provisórias, que vão somar R$ 1 bilhão em crédito para diferentes programas de incentivo à agricultura e à indústria atingidos pelas enchentes.
O setor produtivo aguarda por respostas para as demandas específicas da atividade. Agroindústrias da região que tiveram suas operações afetadas pelas águas também estão na fila de espera por ações que possam garantir um apoio financeiro. São seis unidades de processamento de frango localizadas no Vale do Taquari, que respondem por 21% da produção dessa proteína no Estado. Há plantas de abate de suínos que também sofreram impactos, como a da Cooperativa Dália, em Encantado, que voltou a operar na última segunda-feira (25), com metade da capacidade de operação.
Para outras áreas da economia local, uma linha especial de crédito do BNDES, no valor de R$ 1 bilhão, será destinada às empresas para que seja recuperado o que foi perdido. Esses empréstimos terão juro zero e dois anos de carência para início do pagamento, de acordo com anúncio feito pelo presidente Lula.
Uma passagem por Porto Alegre e Região Metropolitana, onde o Guaíba atingiu o maior nível em 82 anos e inundou as margens, ainda é avaliada pelos organizadores da viagem.
Além de Janja, integram a delegação o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, o gaúcho Paulo Pimenta, os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Ainda são esperados os diretores de outros nove ministérios, da Defesa Civil nacional, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Caixa Econômica Federal.
A agenda da comitiva em Lajeado
- 9h30min: reunião sobre medidas de crédito (local: auditório Principal da Biblioteca da Univates)
- 11h: reunião sobre Desenvolvimento Social, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Fomento Rural (local: auditório Principal da Biblioteca Univates)
- 10h30min: reunião sobre Educação, Saúde e Assistência Social (local: auditório 1 da Biblioteca da Univates)
- 11h30min: reunião sobre Minha Casa, Minha Vida – Urbano e Rural (local: auditório 1 da Biblioteca da Univates)
- 12h30min: reunião sobre Agricultura e Movimentos Sociais - Ministério do Desenvolvimento Regional (local: auditório 1 da Biblioteca da Univates)
- 13h: reunião final para balanço, anúncios, encaminhamentos de ações da Defesa Civil Nacional, Estadual e municipais (local: teatro da Univates)