A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, visitará áreas afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul junto a uma comitiva de ministros, na quinta-feira (28). A viagem estava prevista para quarta (27), mas foi alterada após a Presidência da República confirmar, no mesmo dia, uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Eduardo Leite, em Brasília.
Lula não participará da viagem ao Estado, segundo sua assessoria, porque está passando por uma série de exames nesta semana. Os procedimentos antecedem uma cirurgia no quadril marcada para sexta-feira (29).
A ausência de Lula no RS diante de uma das piores tragédias climáticas já registradas no país gerou críticas. O presidente alegou conflitos de agenda, mas auxiliares admitiram que ele avaliou mal as dimensões das enchentes logo que elas ocorreram, no início do mês.
Enquanto as cidades estavam cobertas de lama e as equipes de resgate ainda procuravam por desaparecidos, Lula embarcou para o encontro do G-20, na Índia. Na ocasião, Janja postou nas redes sociais um vídeo em que comemorava a chegada a Nova Délhi. Alvo de críticas, o registro foi logo apagado de sua conta.
O roteiro da viagem desta quinta-feira ainda não foi divulgado.