Na última quarta-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que entraria em contato com segurados que possuem agendamento nas agências para informar o cancelamento dos atendimentos presenciais nesta sexta-feira (4), devido ao feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado ontem. A portaria nº 6.146, de 1º de Junho de 2021, estabelece ponto facultativo até a próxima segunda-feira (7), quando o serviço retoma a normalidade em todo o país.
No entanto, nem todo mundo foi avisado. Pois, nesta manhã, dezenas de pessoas que tinham atendimento marcado encontraram portões fechados. Na agência localizada na Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, o movimento começou cedo. Desde as primeiras horas do dia, quem tinha atendimento marcado chegava ao local. Alguns, após ler o cartaz informando sobre o fechamento do local, ainda tentavam conversar com os seguranças. Estes orientavam os segurados a ligar para o telefone 135 para remarcar.
Moradora de Viamão, a desempregada Thaís Marinho, 25 anos, gastou R$ 33 de aplicativo para levar a tia até a agência. Ela estava há três anos tentando a perícia.
— A gente comemorou quando conseguiu a perícia. E agora essa frustração. E vamos gastar de novo na volta.
Mesmo sentimento teve Andreza Lopes, 27 anos. Ela, o marido e a filha de quatro anos saíram de carro do bairro Umbu, em Alvorada, e encontraram os portões fechados. A menina tem microcefalia e desde que nasceu os pais tentam o benefício.
— Acordei 4h30, dei banho nela e vim. Agora nem sei que medida tomar. Vamos seguir lutando.
O que disse o INSS
O INSS entrou em contato com segurados que possuem agendamento nas agências, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com o cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento.
Infelizmente, é muito difícil conseguir 100% de sucesso no contato com os segurados para o reagendamento.
O ponto facultativo foi uma decisão do Ministério da Economia para ser cumpridos por TODOS os órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.