Uma semana depois de ataque hacker no sistema de informática da Justiça Estadual, seguem indisponíveis nesta quarta-feira (5) alguns dos principais serviços para consultar processos. No entanto, outros na área judicial e também administrativa voltaram a operar. As investigações ainda estão no início, sem identificação dos autores.
Desde 28 de abril, seguem com problemas de acesso dois dois principais serviços para consultar processos. Os chamados Themis e e-Themis — sistemas internos do Tribunal utilizados para alimentar consultas processuais — e, além disso, servidores ainda estão sem poder trabalhar de forma remota e acessar computadores internos no Tribunal de Justiça (TJ).
Nesse período, conforme nota do Poder Judiciário, já estão disponíveis alguns sistemas administrativos, mas também outro na área judicial que é considerado importante, como o Eproc, que possibilita movimentações virtuais de processos em primeiro e segundo graus, além de outros sobre mediações e conciliações. Os administrativos são de atendimento de informática, expedientes, entre outros.
O TJ tem 3,1 milhões de processos, sendo 64% físicos, a maioria no sistema e-Themis e que não estão disponíveis, sendo os demais eletrônicos. Desses últimos, 70% estão com movimentação normalizada. Entre os prejudicados até agora, além de servidores, também há advogados, policiais e promotores, que ainda têm dificuldades para obter mandados judiciais. Essa situação já começa a ser normalizada.
O Ministério Público e a Polícia Civil ainda estão no início da investigação e suspeitam que os hackers, que não foram identificados, tenham usado um provedor no Exterior.
Veja a nota do Tribunal de Justiça na íntegra: