A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira (13) o boletim informativo relativo aos municípios afetados pela falta de chuva. Já são 275 que efetuaram o decreto de emergência, o equivalente a 55% das cidades do Estado. Os últimos municípios que realizaram o processo foram Bozano, Tapera, Barra do Guarita e Selbach. Deste total, 176 já tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado. Ainda de acordo com a Defesa Civil, outras 18 prefeituras fizeram registro no sistema integrado do órgão, podendo também publicar decretos nos próximos dias.
Ainda nesta segunda-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional liberou R$ 64,8 mil para o município de Santa Margarida do Sul. A prefeitura irá utilizar o recurso para o aluguel de um caminhão-pipa que irá auxiliar no abastecimento das famílias que vivem na zona rural. Atualmente, o município usa um caminhão caçamba da prefeitura, com cisternas que levam cerca de 4 mil litros de água por viagem. Com o novo veículo, serão distribuídos 10 mil litros.
A expectativa da prefeitura é operar com o caminhão em até 10 dias, e ele deve operar na cidade, com recursos do governo federal, por até um mês e meio. Até o momento, pelo menos 120 famílias enfrentam a falta de água para consumo próprio e dos animais. Nas lavouras de soja, a perda calculada é de 50%. O prefeito da cidade, Luis Felipe Brenner Machado, está preocupado com o futuro do município por conta da estiagem.
— Nunca vivenciei uma situação semelhante. Esse recurso vai nos ajudar muito, mas não sei o que vai ser daqui para frente. Estamos usando poços artesianos e temos apoio da Corsan, mas não sei até quando teremos água para abastecer todo o município — alertou o prefeito.
O Ministério do Desenvolvimento Regional confirmou que mais 20 municípios gaúchos tiveram o decreto reconhecido pela União, chegando a 154. A partir do reconhecimento, as prefeituras precisam encaminhar a documentação e a apresentar um plano de trabalho ao órgão.
As cidades com decreto reconhecido pelo governo federal nesta segunda-feira
- Arvorezinha
- Áurea
- Barão de Cotegipe
- Butiá
- Cacequi
- Caiçara
- Campos Borges
- Carlos Gomes
- Caseiros
- Dilermando de Aguiar
- Entre-Ijuís
- Erebango
- Fortaleza dos Valos
- Getúlio Vargas
- Guaporé
- Itapuca
- Sananduva
- São Jorge
- Unistalda
- Vila Lângarohttps://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/gisele-loeblein/noticia/2020/04/renda-para-produtor-familiar-do-rs-podera-vir-apenas-do-auxilio-de-r-600-ck8uz0pxx021m01qwaaphzyvl.html