Os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul seguem fazendo os municípios buscarem ajuda do governo federal. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, já são 10 cidades que solicitaram recursos para enfrentar a falta de chuva: Santa Margarida do Sul, Sinimbu, Bagé, Barra do Rio Azul, Candiota, Cerrito, Cristal, Pedras Altas, Piratini e São Lourenço do Sul.
O ministério afirma que, dessas cidades, somente Santa Margarida do Sul teve o plano de trabalho aprovado e terá a liberação dos recursos autorizada ainda nesta semana. As demais aguardam análise da equipe técnica de Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil ou estão em fase de complementação de documentos.
Nesta semana, o município de Canguçu teve repasse autorizado de R$ 81,4 mil para garantir o abastecimento de água na zona rural. Na semana passada, Manoel Viana já havia recebido recursos da União para enfrentar a estiagem.
De acordo com a defesa civil estadual, o número de prefeituras que decretaram situação de emergência está em 262. Dessas, 134 tiveram o decreto reconhecido pela União. As últimas foram Alto Alegre, Arroio do Meio, Arroio do Padre, Charrua, Cruzaltense, Ipê e São João da Urtiga.