Ao reclamar da atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na investigação do caso Adélio Bispo, autor do atentado a faca do qual foi alvo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que poderia explicar ao presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar.
— Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento — disse o presidente, nesta segunda-feira (29).
Em resposta, Santa Cruz afirmou que o presidente demonstra "crueldade e falta de empatia". Ele também cobrou que Bolsonaro diga o que sabe sobre "todos os demais desaparecidos". A OAB também publicou uma nota de repúdio à declaração do presidente, lembrando que o cargo exige obediência à Constituição Federal.
O ingresso de novos servidores nos últimos meses vem como promessa para reduzir o déficit histórico nos órgãos de segurança. Mas vai ser preciso muito mais para atacar o problema. Dados obtidos por GaúchaZH via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que, nos últimos cinco anos, mais servidores saíram do que ingressaram.
Entre 2014 e 2018, os desligamentos passaram de 20,5 mil. Por outro lado, entraram 10,5 mil funcionários — um déficit de cerca de 10 mil. É como dizer que a cada dois servidores que saíram dos órgãos de segurança, um novo foi contratado. O ano passado foi o único com saldo positivo — mais ingressos do que desligamentos.
Nos cinco anos analisados, a aposentadoria foi o principal motivo para a redução de servidores nos quadros. Durante o período, foram mais de 11 mil, o que representa 54,3% do total.
Ao menos 52 presos morreram na manhã desta segunda-feira (29) em uma unidade prisional de Altamira, no sudoeste do Pará. Destes, 16 foram decapitados. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a rebelião foi registrada no Centro de Recuperação Regional de Altamira.
As primeiras informações do governo daquele Estado dão conta de que as mortes ocorreram durante brigas entre facções rivais que tentam controlar o presídio e teriam se iniciado por volta das 7h. Durante o motim, dois agentes foram mantidos reféns. Entretanto, eles foram liberados no final da manhã, após uma longa negociação mediada por policiais civis, militares e promotores de Justiça
Na lista dos seis voos regionais recém confirmados pela companhia aérea Gol que partirão da Capital para o interior do Rio Grande do Sul, o trecho Porto Alegre-Santana do Livramento terá peculiaridades. Na falta de estrutura aeroportuária adequada na cidade gaúcha, os aviões pousarão do outro lado da fronteira, em Rivera, no Uruguai.
Neste formato, a taxa de embarque também será, ao menos no primeiro momento, equivalente aos demais voos para território estrangeiro. As informações foram confirmadas pelo deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional. Pela tabela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa internacional no aeroporto Salgado Filho (POA) atualmente é de R$ 112,51.
As mais lidas de GaúchaZH
Ela tentava atravessar o Rio Teklanika quando a força da correnteza a fez cair do barco e afundar na água.
OUTROS DESTAQUES
- Por que emagrecer fica mais difícil com o passar dos anos? Saiba como acelerar o metabolismo
- Governo do RS prepara pacote para mudar Previdência de servidor público
- Autor de guia cristão sobre relacionamentos anuncia separação e perda da fé
- Trem-bala de Porto Alegre a Torres? Maior oceanário da América Latina em Esteio? Lembre projetos pomposos que não vingaram
O Grêmio anunciou de forma oficial na tarde desta segunda-feira (29) a contratação do atacante Luciano, que estava emprestado ao Fluminense pelo Leganés, da Espanha. Em Porto Alegre, Luciano terá de readquirir o ritmo de jogo, pois já está há quase dois meses sem atuar.
Apresentado em julho de 2018, Martín Sarrafiore foi contratado como meia-atacante. Porém, na intertemporada deste ano, Odair testou o atleta em uma posição mais defensiva, como um meio-campista centralizado. Na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, no sábado (27), a ideia deu certo.
Por trás de A Dona do Pedaço, atual novela das nove da Globo, está o trabalho de um gaúcho que pode não ser conhecido da maioria dos espectadores. Ao lado da preparadora da emissora Paloma Riani, o porto-alegrense Vinicius Meneguzzi, 32 anos, à esquerda na foto acima, conduziu os trabalhos de ensaios dos atores do folhetim escrito por Walcyr Carrasco.
Formado pelo antigo Tepa (Teatro Escola de Porto Alegre), Meneguzzi tem uma companhia de teatro no Rio de Janeiro há 10 anos, com trabalhos voltados à dramaturgia do corpo e da criação coletiva.
Para ele, o processo foi surpreendente, já que nem todos os atores tinham proximidade com seu método, baseado no do diretor de teatro polonês Jerzy Grotowski. Além disso, ele teve a chance de ver "atores superconhecidos de uma forma muito crua e viva", o que tornou tudo ainda mais inesquecível.
Jack White: Austin City Limits
O cantor e guitarrista americano apresenta seu álbum solo Blunderbuss, lançado em 2012, no tradicional festival texano de música. Vencedor de 10 prêmios Grammy, ele é ex-membro das bandas White Stripes e The Raconteurs. Bis, 21h
Trato Feito
O programa acompanha as negociações de itens curiosos e antiguidades em uma loja de penhores. Nesta semana, chegam ao local um objeto autografado de Game of Thrones, uma zarabatana do Amazonas e uma espada do Oriente Médio. History, 22h20min
O Nome da Morte
Filme de Henrique Goldman, com Marco Pigossi e Matheus Nachtergaele, que conta a história do brasileiro que matou 492 pessoas. Júlio Santana, contudo, mantinha uma fachada de pai de família caridoso e um orgulho para seus pais. Canal Brasil, 23h30min
Recomeçou no fim de semana a demolição do que sobrou do antigo ginásio da Brigada Militar, localizado no cruzamento da Avenida Ipiranga com a Rua Silva Só, em Porto Alegre. Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Remov Demolidora e devem durar até o fim da primeira quinzena de setembro.
No sábado, um guindaste ajudou na derrubada do arco de uma das paredes da estrutura, a que fica localizada no lado oposto ao da Rua Silva Só. Já a demolição do arco mais próximo da rua ainda depende de autorização da EPTC. Existe a necessidade de se fazer a interrupção do trânsito por causa da proximidade da parede com a calçada. Nesta terça-feira (30), haverá uma reunião entre a empresa e a EPTC para discutir o projeto.
O ginásio está em ruínas desde outubro de 2017, quando um temporal arrancou o telhado do prédio.
O tempo para amanhã
A tecnologia, que se encaixa em um bolso na base do pescoço de uma camiseta especial, promete reduzir a temperatura corporal do usuário em 13ºC.