O Grêmio anunciou de forma oficial na tarde desta segunda-feira (29) a contratação do atacante Luciano, que estava emprestado ao Fluminense pelo Leganés, da Espanha. O atleta de 26 anos teve 50% dos direitos econômicos adquiridos pelo clube gaúcho em definitivo, com vínculo até dezembro de 2022.
A delegação tricolor está em Maceió, onde a equipe jogará a partir das 20h desta segunda-feira (29) contra o CSA, no Estádio Rei Pelé, pela 12ª rodada do Brasileirão. Depois, embarca direto para Assunção, no Paraguai, para enfrentar o Libertad pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores, na quinta-feira (1°). Assim, Luciano será apresentado apenas no retorno a Porto Alegre, sexta-feira (2), após o treinamento do time.
O atacante chega ao Grêmio com a marca de 15 gols em 31 jogos nesta temporada — média de um gol a cada 181,3 minutos em campo. Na carreira, por Atlético-GO, Avaí, Corinthians, Leganés-ESP, Panathinaikos-GRE e Fluminense, Luciano tem 66 gols em 241 partidas — média de uma bola na rede a cada 210 minutos.
Como atuou em apenas seis partidas no Brasileirão deste ano, o reforço tricolor poderá disputar normalmente a competição. Caso o Grêmio avance às quartas de final da Libertadores, ele pode ser inscrito. O único torneio em que o atleta não ficará à disposição do técnico Renato Portaluppi será a Copa do Brasil, competição em que já atuou pelo Fluminense.