Embalados pela questão "o que você gostaria de saber sobre economia e nunca te explicaram?", 20 assinantes de Zero Hora e GaúchaZH (GZH) participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de um bate-papo com a jornalista e colunista do tema Giane Guerra. O encontro, que aconteceu na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, em celebração à Semana do Consumidor, também oportunizou aos leitores e ouvintes uma experiência de conhecer os bastidores da produção jornalística da empresa.
Gerente-executiva de Desenvolvimento Digital da RBS, Camila Leães apresentou um vídeo explicativo sobre a essência do projeto GZH e ainda informou números de matérias produzidas, vídeos publicados, programas executados e minuto a minuto acompanhados.
— Esta é uma oportunidade muito rica de estarmos aqui, frente a frente — disse Camila.
Na sequência, os assinantes foram apresentados aos resultados práticos de algumas reportagens produzidas por GZH, como o caso chamado de "Casas de Papel", em que uma construtora vendia residências, porém não as entregava. Após a denúncia, os proprietários das construtoras viraram réus na Justiça.
— São matérias que mudaram a vida das pessoas e da sociedade — destacou a coordenadora de GZH, Débora Pradella.
Passadas as boas-vindas, foi a vez da jornalista e colunista de economia Giane Guerra entrar em cena para conversar com os assinantes sobre as principais dúvidas em relação ao tema. Todos os participantes foram selecionados após responderem um e-mail sobre esse segmento.
Visivelmente empolgada com a oportunidade do olho no olho com leitores e ouvintes, Giane relembrou um pouco da sua trajetória de 18 anos na empresa.
— Entrei na rádio como estagiária. Sou cria da rádio. Há tempos, eu não ficava tão emocionada com um evento da RBS — comemorou, antes de abrir espaço para uma conversa sobre temas que foram desde investimentos financeiros até valor do dólar.
Selfies com colunistas e repórteres
Entre os convidados estava a professora aposentada Vanise Schwelm da Silva, assinante de Zero Hora há cerca de 30 anos. Ela afirma que "acorda e dorme" na companhia dos profissionais de GaúchaZH.
— Acordo e a primeira coisa que faço é ler o jornal. Conheço todo o pessoal, porque sou ouvinte desde a manhã até pegar no sono. Dei um abraço em cada um deles — contou, empolgada por ver pessoalmente os jornalistas.
— Foi uma manhã maravilhosa, esclarecedora — concluiu Vanise.
Antes de terminar o evento, os assinantes fizeram uma visita pelos estúdios das rádios de entretenimento e da Gaúcha, além da Redação Integrada, onde aproveitaram para fazer selfies com colunistas e repórteres.
— Adorei, achei muito legal essa integração. Sou assinante há mais de 20 anos e essa união com vocês é emocionante. Saio com carinho daqui. Foi muito legal — avaliou Kelli da Silva, representante comercial de Canoas.
— GaúchaZH é uma referência, uma fonte confiável, cada vez mais a gente sente a necessidade de ter fontes confiáveis, então, vamos fazer parte desse time e buscar a melhor informação — finalizou o bancário Henrique Tomaz Coimbra, de Esteio.