Para celebrar os 247 anos da Capital, na próxima terça-feira, repórteres e editores de Zero Hora produziram uma série de conteúdos multiplataforma que começaram a ser oferecidos na última sexta-feira em GaúchaZH e se estenderão até o próximo final de semana. No conjunto de reportagens especiais sobre a Capital, há personagens curiosos, resgate de fatos marcantes em formato de podcasts, dicas para explorar a cidade (a pé, sozinho ou com amigos), guias culturais e gastronômicos. Caso você não tenha lido, recomendo o Destemperados da última sexta-feira. São 48 páginas e mais de 250 sugestões gastronômicas em 12 bairros. É um caderno que vale guardar.
A seguir, o conteúdo diferenciado que preparamos para os assinantes até o próximo final de semana:
NA SUPEREDIÇÃO DE 23 E 24/3
-A reportagem “A Capital na pele”, que ilustra a capa, mostra pessoas que têm tatuadas paisagens, símbolos e personagens relacionados à Capital.
-Em Donna, cinco mulheres compartilham ideias de lugares para se conhecer e se apaixonar ainda mais pela Capital.
-O caderno Fíndi apresenta uma programação de festas, incluindo o Baile da Cidade, na Redenção, no sábado.
SEGUNDA-FEIRA, 25/3
-Entre segunda e sexta-feira, a coluna de Paulo Germano trará entrevistas com personagens ilustres da Capital. Não vou estragar a surpresa, mas são pessoas interessantes revelando, entre outras coisas, o melhor e o pior da cidade, o seu lugar preferido e como imaginam Porto Alegre em 10 anos.
TERÇA-FEIRA, 26/3
-O primeiro dos oito podcasts Aconteceu em Porto Alegre será lançado em GaúchaZH. Cada programa recupera casos marcantes da cidade nas últimas décadas. Na estreia, o editor Eduardo Rosa entrevista o delegado Alexandre Vieira, que fala sobre um motim no Presídio Central, em julho 1994, seguido pela fuga e perseguição aos criminosos, entre eles, Dilonei Melara. Nas próximas semanas, serão entrevistados personagens-chave dos seguintes fatos históricos: visita do papa João Paulo II (1980), queda de marquise da Arapuã (1988), PM morto na Praça da Matriz (1990), a história dos Meninos Ninjas (1993), assalto com refém a um lotação na Osvaldo Aranha (2002), Hugo Chávez no Fórum Social Mundial (2005), o assassinato do coronel Molinas (2012).
-Pedimos para pessoas que foram fontes nos 12 capítulos da série 1 Ano + Alegre, lançada no aniversário de Porto Alegre do ano passado, mandarem depoimentos sugerindo como cidadãos comuns podem melhorar a cidade.
-Os ruídos de uma cidade formam uma trilha sobre a qual não temos controle e em que, muitas vezes, nem prestamos atenção. Para captar esses sons, o fotógrafo Jefferson Botega e o repórter Rodrigo Lopes usaram equipamentos de alta sensibilidade. No especial Sons da Cidade, disponível em GaúchaZH, será possível ouvir o som característico de diferentes locais de Porto Alegre.
-No caderno Viagem, a colunista Rosane Tremea apresenta o roteiro do Free Walk Poa pelo Centro Histórico.
PRÓXIMO FINAL DE SEMANA
-Você possivelmente não sabe o nome deles, mas já os viu por aí. São personagens folclóricos da Capital, como o peruano Jose Martinez (vendedor de incensos na Cidade Baixa) e Eduardo André Viamonte (Cara da Sunga). A reportagem especial “Personagens da cidade”, que encerra a semana de conteúdos especiais, fará um perfil desses moradores.