Para celebrar os 247 anos de Porto Alegre, a Revista Donna convida você a explorar novos lugares pela Capital. A reportagem traz um roteiro repleto de dicas que vão da gastronomia aos lugares culturais, da moda aos passeios com as crianças.
E a construção desse guia foi feita a muitas mãos: convidamos a escritora Claudia Tajes, as jornalistas e consultoras AsPatrícias, a influencer Cristiane Schardong, a comunicadora Sara Bodowsky e as blogueiras Aline Berghetti e Maria Clara Garcia, do Fala, Maricota!, para redescobrir Porto Alegre.
Coloque a revista embaixo do braço, vista uma roupa confortável e aventure-se pelas ruas para marcar mais um 26 de março:
DAS RUAS
Porto Alegre por Sara Bodowsky
A comunicadora da 102.3 FM vive com o pé na rua para conhecer lugares bacanas. Colunista do caderno Fíndi de Zero Hora, Sara compartilha todas as suas dicas de locais imperdíveis no Roteiro da Sara (@roteirodasara).
Distrito Criativo
O projeto inclui os bairros Floresta, São Geraldo e parte do Moinhos de Vento e do Independência. Uma caminhada pela região nos apresenta antiquários e brechós, lojas, cafés e patrimônio histórico.
Além de espaços com uma vibe incrível como o Vila Flores (endereço abaixo), um conjunto arquitetônico construído pelo engenheiro e arquiteto José Franz Lutzenberger entre 1925 e 1928 e que hoje é um polo de arte e atividades socioculturais com espetáculos, cafeteria e espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores.
• Rua São Carlos, 753
• (51) 3265-1600
• vilaflores.wordpress.com
Centro Histórico
Que tal começar a manhã de sábado com uma caminhada guiada pelo nosso Centro Histórico? É só conferir se o pessoal do freewalkpoa.com tem algum passeio organizado. Depois, almoce na Rua da Praia – a sugestão é uma a la minuta, prato tradicional das lancherias e restaurantes que ficam no trecho entre as ruas Bento Martins e João Manoel.
Visite a Igreja das Dores, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, o Memorial e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e termine o dia com um chope gelado e um sanduíche especial no Justo, que fica nas escadarias da Avenida Borges de Medeiros – um dos cartões-postais de Porto Alegre que está voltando à vida.
O Guaíba
A Capital vista a partir do nosso Guaíba é ainda mais bela. Uma das opções é o tradicional barco Cisne Branco, com passeios diurnos e noturnos.
A navegação no horário do happy hour tem oferecido shows de artistas consagrados pelos gaúchos. Outra proposta é o próprio catamarã que liga Porto Alegre a Guaíba.
Os Caminhos Rurais
Porto Alegre não é somente urbana. Cerca de 30% do seu território é zona rural – o que abrange 11 bairros. Propriedades dessa região se uniram e formaram o roteiro Caminhos Rurais de Porto Alegre, com opções de agro e ecoturismo. Piqueniques, passeios e eventos culturais fazem parte da programação, que pode ser consultada no site abaixo.
• caminhosrurais@gmail.com
• caminhosrurais.com.br
Moda
Porto Alegre por AsPatrícias
Patricia Parenza e Patricia Pontalti são AsPatrícias. Jornalistas, consultoras de moda e colunistas da Revista Donna, as Patis desejam um mundo com muito mais estilo para todos. Traduzem tendências, simplificam conceitos e democratizam a moda. Para acompanhar o trabalho das gurias, é só seguir o @oipatibr.
Galeria Casa Prado
Endereço perfeito para quem busca diversas vantagens em um único e charmoso espaço. Por lá, a única loja exclusiva no Estado dos cobiçados sapatos Vinci Shoes, a moda de academia repleta de bossa da Amoc Fitness, os produtos veganos de beleza e maquiagem da Cativa Natureza, as roupas para bebês da Baby Chocolate e para crianças, com curadoria exímia, da Maria Cirandinha e a lingerie linda da grife gaúcha CottonMe. E ainda tem recantos de bebidas e comidas especiais, tudo em um ambiente aconchegante. Vale o passeio – e as compras, é claro!
• Rua Dinarte Ribeiro, 148
• fb.com/galeriacasaprado
Coletivo 828 Instituto Ling
A já conhecida loja colaborativa acaba de estrear um espaço temporário em um dos centros culturais mais sofisticados de Porto Alegre. Com foco em produção sustentável, processos conscientes e design autoral, a seleção é fenomenal, com bolsas, moda activewear, peças de tecidos naturais, joias e acessórios.
O Coletivo reúne algumas das marcas gaúchas de maior representatividade em relação à criação de moda hoje. Aproveite até junho – e já visite este prédio lindo assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld.
Rua João Caetano, 440
• @coletivo828
Sagg – By Sá & Loi
Sabrina Garcia Gauss e Loiane Lopes unem a curadoria afiada de moda cotidiana e festa em um único ambiente, com grifes que traduzem sofisticação atemporal. As duas têm mão precisa para selecionar modelos em todo o Brasil – e uma consultoria afiada para compreender a personalidade de cada cliente. Inclusive, oferecem um interessante serviço de bag com edição de roupas conforme o estilo de cada pessoa, ou seja, comprar bem sem precisar sair de casa.
• Rua Barão do Santo Ângelo, 147
• (51) 98138-7781
• @saggstoreonline
Void General Store
Tem duas filiais na Capital, mas, sem dúvida, a do Centro Histórico vale a visita não apenas pela curadoria apurada da loja feminina e masculina, como também por estar localizada em um dos pontos mais fervidos deste bairro que começa agora a ser revitalizado. A Void tem pouca roupa, mas tudo é muito bom, com, claro, uma personalidade fresca e ousada.
Aproveite para passar lá no fim de tarde e curtir uma cervejinha na calçada que lota de gente bacana. Ah! Fica aberta até a 1h.
• Rua Cel. Fernando Machado, 1.168
• (51) 3573-8587
• avoid.com.br
Para crianças
Porto Alegre por Aline Berghetti
Aline Berghetti, 39 anos, é fonoaudióloga, psicopedagoga e mãe de Maria Clara Garcia, a Maricota, seis anos. A dupla inseparável criou o Blog Fala, Maricota! e tem o perfil @blogfalamaricota, com informações sobre maternidade, lifestyle, dicas de passeios, looks kids e viagens.
Boulevard Laçador
Esse lugar é demais! Particularmente, eu adoro por que é funcional. Dá para fazer tudo no mesmo espaço: brincar com bola em um gramado enorme e bem cuidado, fazer piquenique, almoçar, gastar bastante energia no playground, tomar um cafezinho, entre outras tantas atividades que podem ser exploradas por lá. Bambolês e cadeiras estão à disposição dos visitantes. Uma aeronave no local está aberta à visitação e as crianças ainda podem curtir pousos e decolagens dos aviões do aeroporto Salgado Filho.
• Avenida dos Estados, 111
• (51) 3344-5547
• boulevardsc.com.br/lacador
Parquinho da Redenção
Para toda a família brincar. Com muitos brinquedos que atraem os pequenos, o Parquinho da Redenção é sinônimo de diversão garantida. Monitorado por câmeras, o parque é cercado e possui segurança, além de manter um quiosque recheado de guloseimas que as crianças adoram.
Os bancos espalhados pelo local garantem o descanso dos pais e possibilitam uma pausa para o chimas.
• Avenida José Bonifácio, 800
• (51) 3321-2202
• parquinhodaredencao.com.br
Barracadabra
Sensacional! Inaugurado no início do mês, o parque é lindo demais. Um espaço incrível para crianças de zero a 12 anos experienciarem sensações diferentes e testarem suas habilidades. O parque é dividido em quatro áreas que possibilitam o desenvolvimento da cognição e da motricidade ampla, além de estimular as crianças a desafiarem a si próprias.
Ao ar livre, com personagens interagindo e circulando entre os pequenos, o parque ainda dispõe de algodão doce, pipoca, água, banheiro e fraldário.
• Avenida Diário de Notícias, 300
• (51) 3257-9630
• barrashoppingsul.com.br
Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
O dia amanheceu nublado e parece que vai chover? Este é um lugar para ir sem medo de errar. Ao menos uma vez na vida você deve ir ao Museu da PUCRS, uma experiência incrível e inesquecível. Além de atividades interativas, as crianças irão se aventurar e se divertir muito. Impossível ficar pouco tempo por lá!
E, prepare-se, pois seu filho irá falar sobre o Museu durante semanas. No momento, o espaço está fechado para reformas, mas reabre na próxima segunda (1º): bom motivo para visitar e ver o que há de novidade.
• Avenida Ipiranga, 6.681 – Prédio 40
• (51) 3320-3521
• www.pucrs.br/mct
Gastronomia
Porto Alegre por Cristiane Schardong
A advogada de 29 anos nasceu no Interior, mas escolheu explorar cada cantinho da Capital. Ela tira fotos por diversão, adora conhecer novos lugares e mostra todas as suas andanças em @crischardonx ou no @poa.to.go.
Cru Cheese & Drink
É um bar para quem adora se derreter por queijo (e quem não gosta?). Localizado em uma das esquinas mais charmosas da cidade, com mesinhas industriais e artes divertidas, o alto astral do lugar é garantido. Na carta de drinks, destaque para aqueles com queijo na composição. Ótimo para garantir uma experiência bem diferente, petiscar bastante e atacar sobremesas maravilhosas.
• Praça Dr. Maurício Cardoso,7
• (51) 3398-2496
• @crucheesebar
Vasco da Gama, 1.020
Quem passa pela frente da fachada discreta da casa nem imagina que lá dentro existe um mundo aconchegante de peças novas e antigas, plantas e gente legal para conversar. O atendimento é sempre bom, e a cozinha do bar muda mensalmente, então novidades são sempre garantidas por lá. Mas o que não dá para perder mesmo é a carta de drinks. Peça o menu de gin&tônicas e surpreenda-se com as opções, feitas com muito capricho pelos bartenders. O lugar também é pet friendly, então é ótimo para convidar aquela amiga que não desgruda do cachorrinho.
• Rua Vasco da Gama, 1.020
• (51) 99918-4263
• @vascodagama1020
Mia Pizza Bar
Pequeno, mas aconchegante, o Mia Pizza Bar fica no coração da Padre Chagas, e, apesar do cardápio enxuto, tudo é muito bem feito – sejam as pizzas ou os petiscos. Além disso, o Mia oferece diversas opções de drinks, chopes e cervejas.
A seleção musical do bar é excelente e a atmosfera segue o mesmo estilo. Um lugar ideal para encontros descontraídos, para sentar numa das mesinhas do lado de fora, conversar e observar a banda passar.
• Rua Padre Chagas, 288
• fb.com/pg/miapizzabar
Sofia Karaokê
Se você quer garantir que o happy hour com as amigas seja divertido, esse é o lugar.
O Sofia é um bar, restaurante e também um karaokê, com destaque pra esse último, que faz a alegria dos frequentadores (de vez em quando tem até competição!). É uma ótima oportunidade para libertar a cantora de chuveiro que existe em você. Não se preocupe com a seleção musical, lá todo mundo canta de tudo e também canta junto.
• Rua Comendador Caminha, 348
• (51) 3907-5505
• @sofia.poa
Cultura
Porto Alegre por Claudia Tajes
A escritora publicou 10 livros, é roteirista e também tem obras adaptadas para a TV e para o teatro. Colunista da Revista Donna, Claudia é apaixonada por cultura e uma profunda conhecedora (e consumidora) da cena porto-alegrense.
Cinemateca Capitólio
Na esquina da Demétrio com a Borges, a cinemateca que funciona em um belo prédio histórico não se entrega – mesmo com todas as dificuldades. A equipe, ligada à Secretaria Municipal da Cultura, se vira e se desdobra para trazer ótimos filmes e debates para o público, além de abrir espaço para mostras profissionais e universitárias. Tudo isso a preços acessíveis. O Capitólio é daqueles lugares que, se estivesse em outra cidade, a gente certamente visitaria. Então é só consultar a programação e aparecer.
• Rua Demétrio Ribeiro, 1.085
• (51) 3289-7458
• capitolio.org.br
As livrarias
Além dos sebos que há décadas salvam os leitores em busca de títulos raros ou esgotados (Beco dos Livros, Traça, Londres, Ladeira, Aurora e etcetcetc), Porto Alegre tem nas pequenas livrarias como a Baleia, Bamboletras, Erico Verissimo, Taverna, Avenida, Padula e outras, sua trincheira e resistência.
Se mesmo assim não encontrar o que procura, a Biblioteca Pública fica ali na Riachuelo. E é linda. Uma dica: o site literaturars.com.br sempre tem boas sugestões para a gente catar nas boas livrarias.
Tour pelos museus
Visitar museus e galerias de outras lugares é programa quase obrigatório. Já na própria cidade, muitas vezes a gente esquece. MARGS, Memorial, Pinacoteca. Museu Júlio de Castilhos, Museu da Santa Casa, Casa de Cultura Mario Quintana, Fundação Iberê Camargo. Opções não faltam – e a maioria com entrada franca.
Sugestão: vem aí a quarta edição da Noite dos Museus, que tem reunido multidões das 19h à 1h para um megapasseio pela nossa memória. De quebra, ainda dá para espiar o lindo Theatro São Pedro. Vá se programando em fb.com/noitedosmuseus.
Sala Redenção
No campus central da UFRGS, entre o vai e vem dos estudantes e passantes, uma sala de cinema com entrada grátis e programação nada óbvia e sempre boa. Essa é a Sala Redenção, parceria da Universidade com órgãos como o SESC, consulados e outras entidades. E a gente ainda ganha o Jornal da UFRGS antes das sessões.
Como disseram as organizadoras na abertura da temporada 2019: venham, divulguem, não esqueçam. Um lugar assim só consegue se manter vivo se tiver público.
• Avenida Paulo Gama, 110
• (51) 3308-4081
• fb.com/salaredencao