Luiz Carlos da Silva realizou, nesta semana, um desejo que alimentava havia mais de três décadas. Começou nos anos 1980, quando encontrou por acaso o fundador da RBS, Maurício Sirotsky, caminhando pelas ruas de Porto Alegre. Declarou-se fã do comunicador, os dois conversaram por alguns minutos e o encontro terminou com um "até breve" na forma de um convite para que Luiz Carlos conhecesse a empresa. Mas o corretor de imóveis acabou nunca fazendo a visita.
Até que, neste mês, respondendo a um novo convite, ele finalmente conheceu um pouco de como é feito o trabalho que acompanha todo dia. Assinante de longa data de Zero Hora, Luiz Carlos agora tem se mantido informado também pelo site e pelo aplicativo que reúnem o melhor da Rádio Gaúcha e de Zero Hora — parceria que está completando um ano na forma de GaúchaZH.
Depois de participarem de um concurso em que contaram o que mais gostaram nesse primeiro aniversário do novo produto, Luiz Carlos e mais nove assinantes digitais foram selecionados para conhecer de perto a rotina da redação integrada, em que rádio, jornal, site e vídeos operam juntos, além de conversar com diversos jornalistas e colunistas, tirando dúvidas sobre como as pautas são recebidas, como os programas vão ao ar, entre uma série de outras questões que eles puderam apresentar diretamente aos profissionais.
— Não é nem Gaúcha, nem Zero Hora, mas uma junção dos dois, para entregar o melhor do jornalismo no Rio Grande do Sul — apresentou Sabrina Passos, gerente de Produto Digital, que recebeu os assinantes na tarde de terça-feira (18).
Os 10 assinantes formavam um grupo heterogêneo: homens, mulheres, jovens, idosos, estudantes, aposentados, fãs de esporte, leitores assíduos de política — reflexo da diversidade que marca o público de GaúchaZH. Às boas-vindas seguiu-se um bate-papo com os colunistas Paulo Germano e Luiz Zini Pires. Os assuntos, como não poderia deixar de ser, concentraram-se em temas de política e esporte. As perguntas foram várias:
— São muitas as saias-justas com pessoas dizendo que vocês são colorados ou gremistas?
— E também que são de direita ou esquerda?
— Que tal a implementação do árbitro de vídeo?
— Como é fazer um programa como o La Urna?
PG e Zini responderam, uma a uma. Os assinantes, então, seguiram para um passeio guiado pelos corredores e estúdios da Rádio Gaúcha. Chegaram bem na hora em que estava sendo apresentado o programa Hoje nos Esportes, com Luciano Périco, Maurício Saraiva e Amanda Munhoz. Depois de muitos sorrisos e abraços — e ainda mais selfies — no intervalo, tiveram uma participação ao vivo na Rádio Gaúcha quando Lucianinho, experiente em conversar com torcedores, incitou os colorados e gremistas do grupo a se pronunciarem. Houve reações em igual medida para ambos os lados.
Uma das assinantes, porém, não quis saber de declarar sua torcida. Maria Gabriela Ribeiro, 21 anos, que saiu de Boa Vista do Incra, um município de 2,5 mil habitantes na região Noroeste, só para participar da visita, explicou:
— Eu também sou jornalista. E jornalista não revela seu time!
A declaração foi dada ao vivo no microfone da Gaúcha — a primeira vez em que Maria Gabriela falava para tanta gente em uma rádio. Animada, ela recebeu congratulações dos demais assinantes e contou que se surpreendeu com a participação espontânea.
— E essa é a melhor maneira. As pessoas costumam idealizar bastante o jornalismo, e ao virem aqui vocês estão vendo que fazemos tudo de maneira muito natural — disse Lucianinho.
Os assinantes ainda acompanharam a transmissão do Pretinho Básico, na Atlântida, e da programação da 92. Depois, subiram rumo à redação integrada de GaúchaZH.
— Vejam como é tudo bem aberto, sem muitas salas nem paredes — apresentou a coordenadora de projetos Débora Pradella.
Na Redação, os assinantes, constantemente se mostrando curiosos e interessados em aprender um pouco mais sobre tudo, viram uma página do jornal sendo desenhada, conheceram as equipes de cada área, acompanharam os assuntos que mais estavam repercutindo no dia e foram recebidos pela colunista Rosane de Oliveira.
Ao final, em um momento de confraternização, acabaram reencontrando Lucianinho e ainda conhecendo os comunicadores Arthur Gubert e Diori Vasconcelos. Todos os assinantes destacaram como foi interessante ver a integração dos profissionais e a maneira como o trabalho que eles recebem todos os dias em seus celulares, computadores, em todas as plataformas digitais e também no jornal e na rádio é realizado.
Para Maria Gabriela, que além de conhecer alguns veículos do Grupo RBS ainda fez sua estreia ao vivo na Rádio Gaúcha, a experiência foi especialmente marcante. Mas será que o suficiente para compensar as seis horas de ônibus de ida até Porto Alegre e mais as seis horas de volta até Boa Vista do Incra?
- Sim! Muito! Foi realmente inesquecível.
Três momentos da visita a GaúchaZH
1) Participação ao vivo na Gaúcha
Depois de muitas selfies com Maurício Saraiva e Luciano Périco, os gremistas e colorados do grupo puderam declarar sua torcida ao vivo no programa Hoje nos Esportes.
2) Transmissão do Pretinho Básico e da 92
A visita dos assinantes também foi mencionada ao vivo na Atântida e na 92 — tudo sob muitos registros em fotos e vídeos dos próprios assinantes.
3) Redação de GaúchaZH e encontro com Rosane de Oliveira
Também foi a oportunidade de conhecer a redação que integra Zero Hora e Rádio Gaúcha, além de ver os jornalistas em ação e conversar com a colunista Rosane de Oliveira.
Os assinantes
Frente (da esquerda para a direita): Mateus Schuch da Silva, Agostinho Júnior, Maria Gabriela Ribeiro, Helena Teles Caetano e Silvio Minuzzo Moreira.
Atrás (da esquerda para a direita): Jaime Goularte Borges, Jurandir Fagundes Rocha, José Luís Melchiors, Ricardo Faria e Luiz Carlos da Silva.