Devido às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, o coordenador da Defesa Civil da Região Metropolitana, Alexsandro Goi, afirmou nesta quarta-feira (25) que o órgão opera em estado de atenção em relação a possíveis transtornos. Até o momento, nenhum dos principais rios do Estado ultrapassou a medição de alerta, mas há perspectiva de mais chuva e o solo está encharcado.
O Rio do Sinos é um dos mais afetados pelo grande volume de chuva dos últimos dias. Até as 19h desta quarta-feira, o nível do rio estava em 4m60cm em São Leopoldo, segundo a Defesa Civil estadual — a medição de alerta é de cinco metros no município.
Com a capacidade de absorção do solo comprometida devido às frequentes instabilidades e prognóstico para os próximos dias de índice de chuva alto, o cenário no Estado gera atenção por parte dos agentes.
— Nós dependemos muito do deslocamento dos rios tributários (rios menores que desaguam em maiores) da Região Metropolitana, do Rio do Sinos, Rio Gravataí, dos arroios e também de todos os mananciais. Então nós estamos em situação de alerta — disse o coordenador em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
De acordo com Goi, o fator que mais preocupa é a massa d'água que desce das regiões mais altas do Estado e pode atingir, principalmente, a Região Metropolitana.
— Toda essa região e o Vale do Sinos, o Vale do Caí e o Vale do Taquari nos preocupa bastante — explicou.
De acordo com Goi, estações meteorológicas realizam a metragem do nível da água em diversos pontos, de modo a informar a Defesa Civil sobre os cenários vigentes. Considerando os volumes de chuva de momento, a situação está sob controle, afirma o coordenador.
Ouça a íntegra da entrevista :
O coordenador da Defesa Civil no Estado, coronel Alexandre Martins de Lima, afirmou que o órgão segue monitorando os possíveis reflexos da chuva, mas que a situação dos níveis dos rios está se estabilizando:
— Estamos atentos, porém não temos nenhum alerta de que vai chover muito mais ou ter alguma área alagada em razão de transbordo de rio. Se tiver alguma mudança (nesse quadro), vamos avisar rapidamente.
Segundo a Somar Meteorologia, a instabilidade segue agindo sobre o Estado nesta quinta-feira (26), com exceção da Fronteira Oeste. Na sexta (27) a chuva deve dar uma folga e retornar no sábado com menos intensidade, comparada às últimas semanas.