Em São Leopoldo, a Defesa Civil está monitorando o nível do Rio dos Sinos, que, na manhã desta quarta-feira (25), mede 3m75cm. Por enquanto, a Defesa Civil considera como estágio de atenção.
Se o rio chegar a 4m50cm, os moradores dos bairros mais próximos serão avisados da possibilidade de a água atingir as casas. O rio só transborda quando chegar à marca de 5m10cm.
Nos últimos dias, a água subiu, mas a Defesa Civil notou que houve leve diminuição nesta quarta-feira (25). A próxima medição será ao meio-dia. As equipes seguem o monitoramento constante, fazendo medições quatro vezes ao dia, já que, se houver chuva forte, há preocupação com a água que desce de outros rios.
Marco Aurélio Rodrigues, morador do bairro Feitoria, já teve a casa alagada em outras enchentes e relata que, em 2013, a água chegava a bater na altura do peito.
— Já estou preocupado porque conseguimos ver que o nível do rio subiu nos últimos dias. Apesar de ainda não terem nos alertado para a possibilidade de o rio invadir as casas, já estou em alerta. É sempre um transtorno quando há chuva forte — relata.
Em São Sebastião do Caí, município onde sempre há maior preocupação com a chuva forte, a Defesa Civil ainda considera a situação sob controle.
— Estamos atentos à previsão do tempo na Serra, já que o Rio Caí começa lá. Se houver chuva forte naquela região, poderá nos afetar. Por enquanto, estamos tranquilos — afirma o coordenador da Defesa Civil, Pedro Griebler.
O nível do rio está subindo lentamente, mas ainda está em 4m30cm – quando chegar a 7 metros, as equipes passam a monitorar com mais atenção.