1. Pagamentos suspeitos seguem sem apuração na Fasc após dois anos
Uma suspeita de pagamentos por serviços não prestados está há mais de dois anos sem apuração definitiva nem punições na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), órgão do município. A situação – semelhante à que Zero Hora encontrou no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), em que empresa cobrava pela limpeza de bueiros que não existem – é mais um exemplo de desperdício de dinheiro público pela falta de fiscalização e controle de contratos.
2. "Nunca me preocupei com pesquisa", diz Sartori sobre avaliação negativa
Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, o governador José Ivo Sartori falou sobre a pesquisa de avaliação de sua gestão, contratada pelo Grupo RBS e realizada pelo Ibope na segunda-feira. Segundo o levantamento, 55% dos porto-alegrenses entrevistados dizem que o governo está sendo ruim ou péssimo e 31% avaliam como regular.
3. Smic interdita empresa investigada por relação com mudança na água da Capital
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic) interditou nesta terça-feira, de forma cautelar, a empresa Cettraliq (Central de Tratamento de Efluentes Líquidos Ltda), localizada no Bairro Navegantes, investigada por ter relação com as alterações no cheiro e no sabor da água em Porto Alegre, que persistem há mais de dois meses. No último dia 10, a empresa já havia tido atividades suspensas pela Fepam, ficando proibida de despejar efluentes no Guaíba por tempo indeterminado.
4. Gilmar Mendes x Rodrigo Janot
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu nesta terça-feira as informações veiculadas pela revista Veja no final de semana sobre possível vazamento da delação premiada do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, que envolveriam o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, também nesta terça que "é preciso colocar freios" na atuação dos procuradores da República. Ele não citou nomes, mas se referiu diretamente a procuradores da Operação Lava-Jato. A fala do ministro é a mais contundente manifestação já disparada por um membro da Corte máxima contra os procuradores.
5. Perícia em gráficas aponta "desvio de gastos" em chapa Dilma-Temer
Problemas na emissão de notas fiscais e na subcontratação de outras empresas para o fornecimento de bens e serviços à chapa presidencial foram encontrados pela perícia realizada por técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
6. Justiça decide arquivar inquérito que apura morte da mãe de Bernardo
A Justiça decidiu arquivar o inquérito policial que apurava as circunstâncias da morte de Odilaine Uglione, mãe do menino Bernardo. De acordo com a conclusão das investigações, ela cometeu suicídio, em fevereiro de 2010, no consultório do marido, o médico Leandro Boldrini, em Três Passos. A mãe de Odilaine havia feito o pedido à Justiça após contratar peritos particulares e apontar outra versão para morte.
7. Relembre 10 momentos inesquecíveis de "MasterChef"
A terceira temporada de MasterChef Brasil chega ao fim nesta terça-feira, a partir das 22h30min, na Band. O paulista Leonardo Young e a mineira Bruna Chaves se enfrentam na batalha final. Ao longo do programa, vários momentos marcaram os telespectadores e pautaram as redes sociais, como a polêmica da cabeça de porco e as caras e bocas de Lee.
8. Ricardinho, da cegueira na infância ao futebol de 5
Quando as retinas começam a falhar e tudo escurece, outros sentidos começam a funcionar com mais intensidade. Foi assim com Ricardo Alves, o Ricardinho, que perdeu a visão aos oito anos e se tornou o maior jogador brasileiro de futebol de 5. Conheça a história do para-atleta gaúcho no primeiro episódio da série Todos por um: