"Ão, ão, ão, primeira divisão". Esse foi o primeiro grito de torcedores e jogadores do Universitário Rugby Santa Maria (URSM) após o apito final de uma partida dramática disputada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na tarde de ontem. O time azul e preto de Santa Maria superou o Centauros, último colocado do Campeonato Gaúcho da Primeira Divisão, por 14 a 11 e conseguiu o tão sonhado acesso à elite do rúgbi gaúcho.
– É primeira divisão. Enfim, subimos. É um trabalho de muito tempo que está sendo coroado. Agora, é continuar trabalhando porque ainda tem muita coisa pela frente – comemora o capitão da equipe, Maurício Ribeiro.
A tarde começou tensa para o URSM, com o Centauros abrindo o placar e fazendo 6 a 0 depois de duas penalidades. Ainda no primeiro tempo, o time de Santa Maria virou com um try de Adriano Canofre e com a conversão de Charles Paveglio para 7 a 6.
No segundo tempo, Guadalupe anotou o segundo try, e, novamente, Charles acertou o chute de conversão, ampliando para 14 a 6. O Centauro ainda fez um try, mas errou a conversão, fazendo cinco pontos. Com isso, o placar ficou mesmo no 14 a 11, o que deu a vaga para o URSM e levou cerca de 200 torcedores que acompanhavam a partida ao delírio. No último lance da partida, Rafael Padoin, atleta do URSM, ainda quebrou o nariz.
– Quando tu enfrentas uma equipe de um nível superior, que está jogando há mais tempo na primeira divisão, encontra-se um jogo mais pegado, mais batido, e se vende por poucos pontos. O Centauros mostrou isso, é um time muito potente. E o rúgbi é isso. Durante o campeonato, tivemos jogadores com fraturas, hoje novamente, mas ninguém baixou a cabeça e reclamou de ter se machucando por estar jogando, mas, sim, por ficar fora dos jogos que viriam – afirma Bryan Backes, jogador e técnico do URSM.
Passada mais essa conquista, agora é o momento de comemorar, mas também de começar o planejamento para a temporada do ano que vem, que vai exigir mais da equipe, já que terá adversários da elite gaúcha.
– Vamos correr atrás do que tem que ser feito. Temos que afinar muitas coisas. Vamos tentar fechar o caixa, e a intenção é buscarmos pelo menos um técnico, e mais dois ou três jogadores para posições específicas. E, claro, correr atrás de alguns apoiadores – explica o presidente do URSM, Danier Renato Avello.
No dia 11 de junho, o URSM havia conquistado o bicampeonato da segunda divisão estadual ao vencer o Caxias por 41 a 10. Por isso, jogou a repescagem contra o Centauros, que foi o último colocado da primeira divisão, para disputar a vaga à elite.