Em reportagem publicada neste final de semana, a revista Veja afirma que o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), é dono de um apartamento em Miami avaliado em US$ 671 mil (R$ 2,5 milhões). O imóvel estaria em nome de uma empresa aberta por Alexandre Romano, ex-vereador petista de Americana (SP), que atende pelo apelido de Chambinho.
Em agosto, o ex-vereador foi preso pela Polícia Federal (PF) nas investigações da Operação Lava-Jato por suspeitas de cuidar da distribuição de propina dentro do Ministério do Planejamento, onde a empresa de informática Consist estaria envolvida. Em troca da assinatura de um contrato milionário, a empresa repassava, segundo a acusação, parte do valor recebido para o PT. Chamou a atenção dos investigadores da Lava-Jato o imóvel em Miami.
A revista Veja revelou que a escritura do apartamento estava entre o material reunido pelos policiais na apuração do caso Consist e que Marco Maia passou férias no imóvel. O petista afirmou à Veja que, a convite de Chambinho, se hospedou no apartamento por dez dias, mas "uma única vez".
Leia todas as notícias sobre a Lava-Jato
Operação Lava-Jato
Ex-presidente da Câmara comprou apartamento em Miami com dinheiro de corrupção, diz revista
Imóvel estaria em nome de uma empresa aberta por Alexandre Romano, ex-vereador preso pela PF nas investigações da Lava-Jato