O antepenúltimo dia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi especial para o Brasil. Nesta sexta-feira (9), o país celebrou uma medalha de ouro no vôlei de praia feminino, com Ana Patrícia e Duda, uma prata com Isaquias Queiroz na canoagem e o bronze de Alison dos Santos, o Piu, nos 400m com barreiras.
Essas conquistas colocaram o Brasil na 17ª posição do quadro de medalhas, com três ouros, seis pratas e nove bronzes, totalizando 18 em Paris, três a menos do que em Tóquio 2021.
Em outras modalidades, apesar de não ter medalhas conquistadas, o Brasil teve bons desempenhos, que podem render vitórias no futuro.
Sem medalha, mas com aliança
O atleta Almir Junior, da Sogipa, disputou a final do salto triplo, mas não conseguiu encaixar um bom resultado nas suas três tentativas, terminando a prova na 11ª colocação. Apesar disso, ele ganhou no amor. Após a decisão, Almir pediu a influenciadora Talita Ramos em casamento, e ela aceitou.
Ficou no quase no wrestling
O Brasil conseguiu seu melhor desempenho no wrestling em Olímpiada. Giullia Penalber passou na repescagem e disputou o bronze contra a chinesa Kexin Hong. Contudo, a brasileira não foi páreo para a adversária e terminou a competição até 57kg na quinta posição.
Teve força no levantamento de peso
Na final do levantamento de peso feminino até 71kg, Amanda Schott foi a oitava colocada na prova. Apesar da distância alta em relação às primeiras, a brasileira saiu feliz com o resultado, principalmente pelas lesões que teve antes dos Jogos de Paris.
Lamentação na ginástica rítmica
A expectativa na ginástica rítmica é de que o Brasil poderia brigar por medalha na competição por equipes. Victoria Borges, uma das representantes, sentiu dores fortes na panturrilha e não conseguiu completar as dificuldades corporais, comprometendo a nota das brasileiras, que ficaram na nona posição, uma atrás da vaga para as finais.
No individual geral, Bárbara Domingos entrou para a história do esporte brasileiro ao se classificar de forma inédita para a decisão. No entanto, ela cometeu alguns erros nas suas apresentações e ficou na 10ª posição.
Sem sucesso no revezamento
O Brasil foi eliminado da disputa do revezamento 4x400m masculino. Os atletas brasileiros terminaram na quinta colocação de sua bateria e ficaram de fora da final. O time foi composto por Lucas Carvalho, Lucas Vilar, Douglas Mendes Hernandes e Matheus Lima.
Taekwondo não repetiu o feito de quinta
No taekowondo, o sucesso de quinta-feira (8) com o bronze de Netinho não se repetiu nesta sexta. Nas quartas de final da categoria masculina até 80kg, Henrique Marques perdeu para sul-coreano Geonwoo Soo e foi eliminado da disputa pelo ouro. O brasileiro até poderia ir à repescagem caso seu algoz avançasse à final do torneio, mas isso não aconteceu. No feminino até 67kg, Caroline Santos perdeu para a lutadora da Tailândia nas oitavas de final.