De volta a Porto Alegre e após uma festiva recepção, os medalhistas olímpicos do judô da Sogipa participaram do programa Gaúcha +, da Rádio Gaúcha, desta quinta-feira (8). Ketleyn Quadros, Rafael Macedo e Leonardo Gonçalves conquistaram o bronze em Paris na disputa por equipes, sob o comando do treinador Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que também esteve no estúdio.
A entrevista recordou a recuperação de Rafael Macedo. Na disputa individual, o judoca acabou derrotado pelo francês Maxime-Gael Ngayap Hambou na disputa pelo bronze em uma decisão polêmica. Dois dias depois, teve força para colaborar com o time brasileiro na disputa por equipes.
— Não tem muito o que fazer, nem ficar lamentando. Já passei por muitos momentos difíceis na carreira, com mais derrotas do que vitórias. Então a gente aprende a ser resiliente — disse Macedo.
Primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em uma disputa individual na história dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008, Ketleyn Quadros destacou que Paris 2024 foi sua última Olimpíada. Aos 36 anos, porém, ela destaca que ainda vai seguir competindo.
— Tenho muita qualidade de vida dentro da minha modalidade. Sei que está chegando ao fim a carreira, mas são zero lesões. O judô é que nem um videogame, a gente vai se adaptando a cada ciclo. Foram os últimos Jogos (Olímpicos), mas não o última competição. Talvez esteja em Los Angeles, só que fora do tatame — comentou Ketleyn, que tem 36 anos.
Sonho realizado
Leonardo Gonçalves ainda estava rouco em razão dos festejos da quarta-feira, quando foram recebidos com festa no Aeroporto Salgado Filho. Para o judoca, participar destes momentos festivos era um de seus objetivos na carreira.
— Era meu sonho. No aeroporto foi loucurada. Todas as crianças do clube estavam lá para receber a gente. Dava para ver o brilho no olhar — destacou.