Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, foram incluídas seis modalidades. Beisebol, softbol, karatê, skate, escalada e surfe fizeram parte do cronograma do principal evento esportivo do mundo. Para Paris 2024, três deles vão se manter e outros dois serão incluídos.
Na França, o breakdance e a canoagem slalom: caiaque extremo — serão disputados pela primeira vez na história. Skate, surfe e escalada serão mantidos, totalizando 48 modalidades disputadas nos Jogos de Paris.
Breakdance
Sobre as novidades, o breakdance é um esporte que combina elementos urbanos com a capacidade de cada atleta. O DJ escolhe uma música e os atletas, no improviso, se enfrentam na tentativa de criar uma espécie de coreografia em cima da batida.
As disputas são sempre individuais e, a cada música, o competidor tem 60 segundos para executar seus movimentos. Essa modalidade será dividida em feminina e masculina. Ao todo, serão 16 dançarinos.
Veja as regras do breakdance
- Em competições de break, dois atletas se enfrentam;
- Um breaker performa e então seu oponente responde;
- Cinco juízes avaliam em seis critérios: criatividade, personalidade, técnica, variedade, performance e musicalidade;
- Durante a competição, cada juiz cadastra as notas em um tablet para determinar as pontuações de cada quesito.
Caiaque Extremo
A canoagem slalom já está no calendário dos Jogos Olímpicos há 30 anos. Desde 1992, em Barcelona, é presença frequente nas disputas, mas teve aparição pela primeira vez em 1972.
Em Paris 2024, além da slalom tradicional, a novidade será o caiaque extremo, que consiste em quatro barcos competindo num trajeto aquático para tentar concluir o percurso primeiro.
Na canoagem slalom tradicional, os atletas buscam atravessar todos os portões da forma mais rápida possível. Com adversários dividindo a mesma correnteza, a disputa será extrema pela medalha de ouro.
Veja as regras do Caiaque Extremo
- Quatro caiaques participam da prova;
- Os barcos competem na mesma correnteza;
- Quem concluir o percurso primeiro vence a prova.