A seleção brasileira masculina de vôlei confirmou o favoritismo e derrotou o Irã, na manhã deste sábado (7), por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 23/20 e 25/23, em 1h15min de partida. Com cinco vitórias em seis rodadas do Torneio Pré-Olímpico, o Brasil segue dependendo de suas forças para garantir uma das duas vagas em disputa para os Jogos de Paris em 2024.
Para carimbar o passaporte, o time comandado por Renan Dal Zotto fará um duelo direto com a Itália, no domingo (8), às 10h, no Ginásio do Maracanãzinho. Quem vencer deve acompanhar a Alemanha, líder invicta da competição até agora.
O jogo contra o Irã, que havia perdido suas cinco partidas anteriores, foi relativamente tranquilo para os brasileiros, apesar de alguns vacilos em determinados momentos da partida. Mais uma vez, o passe foi um fundamento onde a seleção apresentou dificuldades e é um ponto de atenção para o duelo contra os italianos, que será uma volta ao passado. Afinal, foi no Rio de Janeiro que as duas seleções se enfrentaram na disputa pelo ouro dos Jogos Olímpicos de 2016, com o tricampeonato do time da casa.
— Hoje (sábado) fomos um pouco menos enérgicos que ontem (sexta-feira). Em alguns momentos baixamos a guarda, o que não pode acontecer. Amanhã (domingo) sabemos que é nossa final, a nossa vaga. Vamos enfrentar uma grande equipe, atual campeã mundial e vice europeia — comentou o levantador Bruninho.
Com 12 acertos, Darlan foi o maior pontuador do confronto. Mais uma vez, o jovem oposto se destacou com a força de seu saque (4 aces) e agora totaliza 93 pontos no torneio. O central Lucão e o ponta Lucarelli marcaram nove vezes cada, enquanto o também central Flávio pontuou oito vezes.
A rodada deste sábado ainda terá um duelo importante entre Itália x Cuba. Uma vitória colocará os italianos à frente do Brasil na classificação geral. A partida começa às 13h30min. No encerramento dos jogos deste sábado, às 20h30min, a Alemanha precisa superar o já eliminado Catar para conquistar a vaga olímpica.
Nos outros dois torneios Pré-Olímpicos que estão sendo disputados, os Estados Unidos marcaram 3 a 0 (25/19, 25/18 e 25/17) sobre a Sérvia e garantiram a primeira vaga em Tóquio. O Japão fez 3 a 0 (25/21, 25/22 e 25/18) na Eslovênia e também garantiu vaga, já que, mesmo perdendo na rodada de domingo, não poderá ser superado pelos eslovenos por conta do confronto direto.
Em Xi'an, na China, a Polônia chegou a seis vitórias em seis jogos ao marcar 3 a 1 (21/25, 25/17, 25/22 e 29/27) sobre a Holanda e carimbou o passaporte para Paris. A outra vaga será definida entre Bélgica, Canadá e Argentina, que somam quatro vitórias e duas derrotas. Os belgas levam vantagem por terem 14 pontos contra 12 dos canadenses e 10 dos argentinos. Na última rodada, eles precisam vencer a já eliminada Bulgária por 3 a 0 ou 3 a 1 para assegurarem a vaga para o torneio olímpico.