O carioca Marcus D' Almeida deu largada à sua participação nas Olimpíadas de Tóquio na madrugada desta sexta-feira (23). Com um score de 651 pontos, o brasileiro conquistou a 40ª colocação no ranqueamento do tiro com arco. Já o primeiro lugar ficou com o coreano Kim Je Deok, que somou 688 pontos.
Nesta fase, 64 arqueiros atiram 72 flechas. Com um alvo a 70 metros de distância, o score perfeito é de 720. O objetivo do ranqueamento é determinar como serão os confrontos seguintes: o primeiro colocado enfrenta o último, o segundo encara o penúltimo e assim por diante.
Esta é a segunda vez que Marcus participa de uma Olimpíada. Em comparação com a competição realizada no Rio de Janeiro em 2016, o carioca registrou uma queda de desempenho — à época, chegou à marca de 658 pontos e ficou em 33º lugar.
Diante do resultado desta sexta-feira, Marcus vai encarar o britânico Patrick Huston. Seu atual adversário chegou à marca de 658 pontos nesta fase e conquistou a 25ª posição.
Mais cedo, o ranqueamento feminino foi marcado pelo recorde olímpico da sul-coreana An San, que contabilizou 636 pontos — até então, a marca pertencia à ucraniana Lina Herasymenko, com um escore de 673. Representando o Brasil, a carioca Ane Marcelle dos Santos, de 27 anos, pontuou 673. Com isso, ela ficou na 33ª colocação e deve enfrentar a mexicana Ana Vazquez nas eliminatórias.
A próxima etapa do tiro com arco individual tanto masculino quanto feminino se inicia no dia 26 de julho, às 21h30min no horário de Brasília.