A arqueira Ane Marcelle dos Santos deu início à sua participação nas Olimpíadas de Tóquio na noite dessa quinta-feira (22), no Parque de Yumenoshita, localizado na cidade de Koto, a leste da capital japonesa. Disputando a etapa de ranqueamento do tiro com arco individual feminino, a carioca de 27 anos contabilizou 636 pontos e ficou na 33ª colocação. A mais bem colocada foi a sul-coreana An San, que estabeleceu novo recorde olímpico na modalidade, com o escore de 680. Até então, a marca pertencia à ucraniana Lina Herasymenko, com 673 pontos.
Na etapa de ranqueamento do tiro com arco participam 64 atletas. Cada uma atira 72 flechas em busca das melhores pontuações conforme a precisão em atingir o alvo, que fica a 70 metros de distância. A pontuação perfeita é de 720. É a pontuação nessa rodada que determina como serão os confrontos na fase eliminatória seguinte. A arqueira que ficou em primeiro lugar na rodada de classificação encara a que ficou em último; já a segunda colocada vai encarar quem ficou em penúltimo e assim por diante.
No caso da brasileira, sua adversária na eliminatória que se aproxima será a mexicana Ana Vazquez, que garantiu a 32ª posição com 637 pontos, apenas um a mais do que a carioca. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Ane Marcelle ficou em nono lugar na modalidade, o melhor resultado do país na história dos Jogos.
A próxima fase do tiro com arco individual feminino de Tóquio está marcada para a noite da próxima segunda-feira (26), manhã de terça no Japão.