A Sogipa marcou a abertura das rodadas eliminatórias do judô na noite desta terça-feira (27), manhã de quarta-feira no Japão. O judoca Rafael Godoy de Macedo, atleta da sociedade de Porto Alegre, disputou a Olimpíada pela primeira vez. Apesar das expectativas, Islam Bozbayev, do Cazaquistão, conseguiu aplicar um ippon - maior score possível nesta arte marcial - em cerca de 30 segundos, eliminando o brasileiro desta modalidade dos Jogos de Tóquio.
Os dois combateram na primeira rodada de eliminatórias na categoria masculina de até 90 quilos. O adversário do brasileiro atualmente ocupa a 21ª posição no ranking mundial da categoria judoca. Macedo está duas posições acima, na 19ª colocação.
Nascido em São José dos Campos, São Paulo, Macedo mudou-se para Porto Alegre em 2013. No ano seguinte, conquistou o Mundial Júnior. Apesar de nunca ter sentido o gosto dos jogos olímpicos antes, o judoca alcançou terceiro lugar em dois mundiais (2019 e 2021, equipe mista) e no Pan-americano (2017), além de ter sido vice-campeão Pan-americano por três vezes consecutivas (2019, 2020 e 2021).
Macedo é um dos cinco judocas da Sogipa que participam da competição em Tóquio. Na sequência, Maria Portela, 33 anos, luta com Nigara Shaheen, da Equipe Olímpica de Refugiados. Às 12h45min de quarta-feira (27), é a vez de Mayra Aguiar, 29, correr atrás de uma premiação.
Nas disputas individuais, Daniel Cargnin, 23, conquistou a medalha de bronze após vencer o israelense Baruch Shmailov. Por outro lado, Ketleyn Quadros, 33, ficou de fora do pódio depois de ser derrotada pela holandesa Juul Franssem.