Vigésimo quarto colocado no ranking mundial, o judoca Eduardo Yudi Santos perdeu sua luta de estreia das Olimpíadas de Tóquio pelo Brasil. Na categoria de até 81 quilos, ele foi derrotado pelo israelense Sagi Muki e, com isso, não tem mais chances de conseguir uma medalha no Japão.
— Infelizmente, não consegui fazer o que eu queria fazer. Deixei muito ele fazer o jogo dele, na verdade. Eu estava muito preocupado com o jogo dele e acabei ficando muito defensivo — disse ele à equipe de GZH que está em Tóquio.
Eduardo foi vencido por ippon — o maior score que um atleta dessa arte marcial pode ter — em menos de um minuto. Muki é campeão mundial de 2019 e cabeça de chave número dois da competição. Apesar do resultado, Eduardo agradeceu a chance de participar do evento.
— Fico muito feliz com essa jornada para chegar aqui, mas na questão de resultado, de competição, tenho muitas coisas para corrigir. Primeiro, preciso errar menos. Meu ataque é forte. Então, tenho que colocar o adversário para se preocupar. Depois, a parte física. Viemos num ritmo de competição muito forte, e ficou um pouco difícil na questão de periodização. Estou triste pelo resultado, mas sou grato por tudo que aconteceu comigo até chegar aqui — afirmou.
Até hoje, o judô é a modalidade olímpica que mais trouxe medalhas para o Brasil: são quatro ouros, três pratas e 16 bronzes.