As seleções de Honduras e México ficaram com as duas últimas vagas do futebol na Olimpíada de Tóquio, remarcada para este ano. O time hondurenho surpreendeu na madrugada deste domingo (28) ao vencer os Estados Unidos e selar sua classificação olímpica. Já o México superou o Canadá.
As duas semifinais do Pré-Olímpico da Concacaf foram disputadas no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México. O título da competição será decidido entre hondurenhos e mexicanos na terça-feira, no Estádio Estadio Akron, em Zapopan, mas as duas equipes já estão garantidas nos Jogos Olímpicos.
A seleção de Honduras venceu os americanos por 2 a 1, após abrir 2 a 0 no placar, com gols de Juan Carlos Obregon e Luis Palma. Jackson Yueill marcou o único gol dos americanos. Com a eliminação, o time dos Estados Unidos perderá uma edição da Olimpíada pela terceira vez consecutiva — não disputa a competição desde os Jogos de Pequim 2008.
Já Honduras vai disputar a Olimpíada pela quarta edição seguida. No Rio 2016, foi até as semifinais, quando foi goleada por 6 a 0 pela seleção brasileira, que veio a conquistar a medalha de ouro.
Mais cedo, o time mexicano derrotou o canadense por 2 a 0, com gols de Uriel Antuna e Johan Vasquez. Assim, México e Honduras vão representar a América do Norte, Central e o Caribe na Olimpíada, no fim de julho. O Pré-Olímpico da Concacaf estava agendado inicialmente para março de 2020, mas acabou adiado em razão da pandemia.
Ao todos, serão 16 seleções no torneio masculino de futebol: Japão, Alemanha, Espanha, França, Romênia, Nova Zelândia, Costa do Marfim, Egito, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Argentina, Brasil, Honduras e México.