O esgrimista gaúcho Guilherme Toldo, de 28 anos, garantiu vaga no florete masculino para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nessa sexta-feira (26), no Grand Prix de Doha, no Catar. Essa é a terceira vez seguida que o porto-alegrense se classifica à Olimpíada — esteve em Londres 2012 e Rio 2016.
O atleta do Grêmio Náutico União (GNU) estava com a vaga encaminhada devido à boa vantagem de pontos que possuía no ranking mundial, mas precisava aguardar o desempenho de outros oponentes sul-americanos na competição. Com a desclassificação de todos os adversários do continente na fase eliminatória pela manhã, Toldo finalmente pode festejar a vaga.
— A classificação do Guilherme para a terceira Olimpíada é a consequência do dia a dia dele, do trabalho, da dedicação e do esforço e agora está colhendo os frutos. E vai para Tóquio com chances de brigar por medalha, após o oitavo lugar obtido em 2016 — afirmou o técnico Alexandre Teixeira, no site oficial do GNU.
Toldo é o segundo esgrimista brasileiro garantido em Tóquio. No último domingo (21), Nathalie Moellhausen também carimbou seu passaporte para o Japão após terminar a Copa do Mundo de Espada, disputada em Kazan, na Rússia, na nona colocação. Com o gaúcho, o Brasil já tem 198 atletas classificados para os Jogos.