A esgrimista ítalo-brasileira Nathalie Moellhausen garantiu neste domingo (21) um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, após terminar a Copa do Mundo de Espada, disputada em Kazan, na Rússia, na nona colocação.
Número dois do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e campeã mundial em 2019 , a atleta de 35 anos participou da primeira competição internacional após um ano de paralisação por conta da pandemia de Covid-19.
Em Kazan, Nathalie começou vencendo a japonesa Honami Suzuki, 63ª do mundo, por 10 a 9. Na etapa seguinte, ela superou a norte-americana Margherita Guzzi Vincenti, 31ª do ranking, por 11 a 10. Já nas oitavas de final, encarou a sul-coreana Sera Song, 47ª da categoria, mas perdeu por 12 a 11, e se não pode seguir na busca pelo bicampeonato ao menos teve a confirmação de que estará na disputa do torneio olímpico de esgrima.
O ranking olímpico fecharia em março do ano passado. Das 23 competições que somam pontos, 22 já haviam sido disputadas e Nathalie estava em quarto lugar, com 139 pontos, como melhor atleta das Américas. A rival mais próxima na disputa pela vaga do continente era a norte-americana Kelley Hurley, em 17°, mas Estados Unidos e Canadá devem garantir vagas de equipes. Com isso, a segunda na disputa seria a venezuelana Maria Martinez, que está na 39ª posição, o que garantiu a brasileira a classificação para a disputa de sua terceira Olimpíada. Nos Jogos do Rio em 2016, ela terminou em sexto, após ser eliminada nas quartas de final. Em Londres-2012, ainda quando competia pela Itália, ela foi reserva.
Nesta segunda-feira, a Copa do Mundo terá o início da disputa por equipes. Além de Nathalie Moellhausen, formam a equipe brasileira as esgrimistas Amanda Simeão e Marcela Silva.