A esgrimista Amanda Simeão foi a principal destaque do Brasil no primeiro dia de disputas da Copa do Mundo de Espada, neste sábado (20), em Kazan, na Rússia. A paranaense passou da fase de pules e caiu na rodada preliminar de 128. Marcela Silva, outra brasileira na competição, parou na primeira fase.
Na fase de pules, a brasileira conseguiu duas vitórias, contra a israelense Eva Galper, por 3 a 2, e contra a egípcia Aya Hussein, por 5 a 1. Nos outros jogos, foi superada pela ucraniana Yana Shemyakina (1 a 0), a italiana Beatrice Cagnin (3 a 2) e a francesa Eloise Vanryssel (3 a 2) e a polonesa Martyna Swatowska (5 a 3).
Com os resultados obtidos, Amanda Simeão passou diretamente para a fase preliminar de 128, pulando a fase de 256, mas, acabou sendo superada pela argentina Isabel di Tella, bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e número 57 do ranking mundial, por 15 a 11, em um confronto equilibrado.
— Não vou negar que fiquei com uma super vontade de mais. Estava morrendo de saudades dessa sensação de competir, de me colocar à prova novamente. Obviamente, gostaria de ter entrado para as melhores 64 do mundo, mas não estou me cobrando um grande resultado, porque durante a pandemia, e com minha mudança de clube, acabei treinando pouco. Mas estou muito feliz pelas sensações que tive em pista e muito motivada para os meus próximos desafios — comentou a atleta de 26 anos.
Marcela Silva não passou pela etapa de pules, onde foi superada pela canadense Leonora Mackinnon (5 a 2), a japonesa Yume Kuroki (3 a 2), a sul-coreana Hyuna Shin (5 a 2), a sueca Emma Fransson (5 a 3), a polonesa Magdalena Piekarska-Twardochel (5 a 0) e a italiana Nicol Foietta (5 a 2).
Neste domingo (21), será a vez da grande esperança de medalhas da espada feminina do Brasil. Nathalie Moellhausen, campeã mundial em 2019 e atual número dois do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), estreia contra a japonesa Honami Suzuki, 63ª do mundo. O confronto acontece na pista 8, às 4h (de Brasília). Toda a disputa do torneio individual será transmitida ao vivo no site oficial da FIE (https://fie.org/live).