O aumento do número de casos de coronavírus forçou o Comitê Olímpico do Japão (JOC) a cancelar uma visita técnica que seria feita a Pequim, na China, entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A viagem tinha por objetivo a avaliar de locais que poderão ser utilizados por atletas japoneses durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.
A decisão foi anunciada logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar, na tarde desta terça-feira (4), que o risco do coronavírus se tornar mais disseminado mundialmente continua alto.
—Trabalharemos em conjunto com entidades esportivas para proteger a segurança dos atletas e das partes interessadas —declarou Yasuhiro Yamashita, presidente do JOC, que não informou se uma nova data será marcada para que as autoridades do país visitem a capital chinesa.
Sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, os japoneses negam a hipótese de cancelamento do evento em virtude de um possível surto do vírus. Até o momento, a posição do Comitê Organizador e do Comitê Olímpico Internacional (COI) é de monitorar os acontecimentos em conjunto com a OMS.
Mais de 400 pessoas já morreram na China e 20 mil foram infectadas pelo vírus. No Brasil, 14 pacientes são monitorados por suspeita de terem sido infectados, até agora nenhum caso foi confirmado.