Torcedores do Atlético de Madrid estão se preparando para ofender o brasileiro Vini Jr. no clássico contra o Real Madrid. Parte da torcida colchonera está utilizando as redes sociais para iniciar um movimento que visa facilitar ataques racistas ao jogador, sem sofrer consequências, com o uso de máscaras.
A tag #MetropolitanoConMascarilla se tornou viral na Espanha. Desde quarta-feira (25), torcedores do Atlético buscam fazer com que o maior número possível de pessoas compareça ao clássico deste domingo (29) com máscaras, para que o brasileiro possa ser insultado, sem que seus agressores possam ser identificados. Além disso, muitas mensagens racistas acompanham as publicações com a hashtag.
Vini Jr. tem sido alvo recorrente de ataques racistas da torcida do Atlético de Madrid. O episódio mais grave ocorreu na véspera de um clássico pela Copa do Rei, na temporada 2022/2023. Na ocasião, um boneco vestindo a camisa do brasileiro apareceu pendurado em uma ponte perto do centro de treinamento do Real Madrid, em Valdebebas. Meses depois, em uma partida contra a Internazionale na Champions League, os atos racistas contra o brasileiro se repetiram.
Uma conta chegou a publicar uma foto de duas pessoas com camisas do Atlético de Madrid e usando máscaras, acompanhadas de duas fotos de macacos. Além disso, os torcedores estão incentivando nas redes sociais que derrubem os celulares das pessoas que começarem a filmar.
O Real Madrid espera que a La Liga tome as medidas adequadas para evitar que o uso de máscaras permita qualquer tipo de insulto para quem a usa. A equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti já deu vários avisos de que sairá de campo, em qualquer jogo, caso Vinicius ou outro jogador seja novamente vítima de um ataque racista.
O clássico de Madrid ocorre no domingo, às 16h, com mando do Atlético. O Real é o segundo colocado do Campeonato Espanhol, com 17 pontos, quatro a menos que o líder Barcelona. O time colchonero é o terceiro, com 15 pontos.