A Taça das Favelas RS tem donas e endereço no Rio Grande do Sul. As gurias do Piratini, de Alvorada, cidade da Região Metropolitana, venceram o Florescente, de Viamão, por 2 a 1 neste sábado (21) e ficaram com o título da segunda edição do campeonato. A partida ocorreu no Estádio Passo D'Areia, na zona norte de Porto Alegre.
Na tarde de festa na Capital, com direito a foguetório e charanga nas arquibancadas, quem saiu na frente foi o Piratini. No início do primeiro tempo, Gabriela Lapinski abriu o placar em cobrança de pênalti.
O duelo seguiu com ataques alternados, o Florescente criou, mas a bola não chegava à frente com condições de chute. A melhor oportunidade foi em finalização de Sanches. Nada feito.
Se o gol do Florescente não saiu na etapa inicial, depois do intervalo a rede não demorou a balançar. Sanches, oportunista, apareceu bem posicionada na área para empatar.
A resposta também foi rápida. Lapinski completou cruzamento de Kaka para guardar mais um e garantir o título do Piratini.
De acordo com a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora da competição, a etapa nacional da Taça das Favelas está prevista para dezembro, em local a ser definido. Uma seleção gaúcha será montada para representar o Estado na ocasião.
A edição de 2024 foi a segunda no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 724 times inscritos, de 34 cidades diferentes, com mais de 10 mil envolvidos, entre as categorias masculina e feminina.