O Passo D'Areia, na zona norte Porto Alegre, recebeu um público de grandes jogos na tarde deste sábado (21). Segundo a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora do evento, 9,1 mil pessoas acompanharam no estádio as finais da Taça das Favelas RS, nas categorias masculina e feminina. A entrada foi gratuita.
Era quase 14h30min quando a bola rolou para a decisão entre as gurias do Piratini, de Alvorada, e do Florescente, de Viamão. Antes, foram realizadas apresentações artísticas de dança e um locutor manteve a torcida animada até o apito inicial.
O primeiro embate teve o Piratini como campeão, após vitória por 2 a 1. Depois, foi a vez de Bom Jesus, de Porto Alegre, e Municipal, de Montenegro, se enfrentarem pela categoria masculina. Triunfo do time da Capital por 1 a 0.
— É um evento que vai divulgar muito essa gurizada, em especial o trabalho do projeto social, que tem basicamente o apoio dos pais. A Bom Jesus vai sair para o Brasil. O mundo todo vai nos ver — vibrou o morador do bairro Bom Jesus, Marcelo Crispim, carpinteiro de 45 anos, que estava no Passo D'Areia.
Nas arquibancadas, os times tiveram direito a banda de música, a tradicional charanga, e até foguetório antes do jogo começar. Quem também comemorou in loco a vitória da gurizada da "Bonja" foi a cozinheira Ivanice Soares Felipe, 44 anos.
— Eles passam a tarde toda treinando. Querem sair daqui para um time grande — comentou.
Quem chegou às finais da Taça das Favelas RS tem mais chance de ser chamado para a seleção gaúcha que vai representar o Estado, em 21 de dezembro, na etapa nacional. O local ainda será definido.
A edição de 2024 foi a segunda do evento no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 724 times inscritos, de 34 cidades diferentes, com mais de 10 mil envolvidos, entre as categorias masculina e feminina.