A segunda Taça das Favelas RS tem campeão inédito. Neste sábado (21), o Bom Jesus, de Porto Alegre, derrotou o Municipal, de Montenegro, dono do título até então, na grande final do torneio, por 1 a 0.
Se o jogo das meninas, que abriu a tarde festiva no Passo D'Areia na Capital, foi de várias chances de gol, os guris fizeram um primeiro tempo amarrado, mas de muita disputa. Ninguém conseguiu balanças as redes nos primeiros 30 minutos — o tempo de jogo é reduzido em relação ao futebol profissional.
E com a bola rolando, o placar não saiu do zero até o final. Foi em cobrança de falta que Índio balançou as redes para o Bom Jesus, garantindo o título inédito: um golaço da entrada da área, que explodiu a torcida porto-alegrense.
Estavam em campo para a decisão garotos de 14 a 17 anos. Observadores técnicos de Grêmio, Inter e São Paulo permaneceram à beira do gramado ao longo do confronto, de olho nos talentos que poderão receber convites para testes nos próximos dias. O autor do gol, Índio, inclusive está na mira de Inter e Grêmio.
De acordo com a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora da competição, a etapa nacional da Taça das Favelas está prevista para dezembro, em local a ser definido. Uma seleção gaúcha será montada para representar o Estado na ocasião.
A edição de 2024 foi a segunda no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram 724 times inscritos, de 34 cidades diferentes, com mais de 10 mil envolvidos, entre as categorias masculina e feminina.