O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, vai anunciar a convocação para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa 2026, nesta sexta-feira (22). A relação será divulgada a partir das 11h30min, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Os jogos são referentes às 7ª e 8ª rodadas do torneio. O primeiro duelo está marcado para o dia 6 de setembro, diante dos equatorianos, em Curitiba. Quatro dias depois, o Brasil viaja até Assunção para enfrentar os paraguaios no Estádio Defensores del Chaco.
Esta vai ser a primeira convocação desde a participação da Seleção na Copa América, quando foi eliminada nas quartas de final para o Uruguai.
Dorival vai promover sua terceira lista desde que assumiu o comando da amarelinha, no início deste ano. Apesar do pouco tempo no cargo, o comandante chega pressionado pela má campanha da equipe nos Estados Unidos e pela necessidade de bons resultados nas Eliminatórias.
Situação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias
O Brasil ocupa a sexta colocação na classificação, com sete pontos em seis partidas. A Argentina aparece como líder isolada, com 15, seguido do Uruguai, com 13, e Colômbia, que tem 12. À frente da Seleção na tabela, estão ainda a Venezuela, com nove, e o Equador, que soma oito.
São apenas duas vitórias da Seleção na competição que classifica à Copa do Mundo, ambas nas duas primeiras rodadas. Depois, um empate em casa com os venezuelanos, e três derrotas seguidas, para os uruguaios, colombianos e argentinos. Tudo isso na Era Fernando Diniz, que pouco durou.
Era Dorival Júnior
O treinador campeão da Copa do Brasil com o São Paulo chegou à Seleção logo num amistoso com a Inglaterra, onde venceu, em pleno Wembley, por 1 a 0. Três dias depois, empatou com a Espanha, que veio a ser campeã da Eurocopa. Ainda venceu o México e ficou com o placar igualado contra os Estados Unidos, em amistosos de preparação para Copa América.
A campanha no torneio começou com um 0 a 0 com a Costa Rica, mas a goleada sobre o Paraguai amenizou um pouco os ânimos. Um novo empate, desta vez com a Colômbia, deixou o Brasil em segundo lugar do grupo. No chaveamento, encontrou logo o Uruguai nas quartas, e acabou caindo nos pênaltis.