Uma das maiores esperanças de medalha em Paris, a seleção brasileira de ginástica artística foi a primeira equipe do Time Brasil a viajar oficialmente para a preparação final para os Jogos Olímpicos. Neste sábado (6), a delegação formada por atletas e comissões técnicas das equipes feminina e masculina partiram do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para a capital de francesa. De lá, Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Arthur Nory e companhia seguem para Troyes, cidade a 160 km da sede dos Jogos, onde passarão por um período de treinamento e aclimatação antes da competição.
Grande nome da equipe, a campeã olímpica do salto em Tóquio-2021 e vice-campeã do individual geral, Rebeca Andrade, garante estar pronta para a Olimpíada. Confiante, a ginasta se mostrou animada pouco antes de embarcar para a França.
— Está tudo pronto, tem que estar tudo pronto, né? Se estiver faltando alguma coisa, eu 'corto o meu pescoço'. Estou muito animada, é uma sensação maravilhosa embarcar para os Jogos Olímpicos. É muito legal essa sensação. Estou mais animada ainda porque na última edição não fomos com a equipe e eu amo compartilhar os meus momentos com pessoas— disse a ginasta do Flamengo (RJ).
Ao todo, 27 integrantes da delegação de ginástica artística embarcaram para França. Além de atletas titulares e reservas, a equipe é formada por sete treinadoras e treinadores, uma médica, dois fisioterapeutas, duas psicólogas, um preparador físico e uma massoterapeuta. O diretor esportivo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Henrique Motta, e a gestora esportiva do COB, Juliana Fajardo, chefiarão o time de ginástica artística nos Jogos Olímpicos.
— Estar com as pessoas enriquece tudo. Estou muito feliz em poder vivenciar tudo isso que está sendo feito para valorizar todos os esportes. Para que a gente possa crescer, ter cada vez mais visibilidade e que o esporte brasileiro continue sendo uma potência e a gente represente da melhor maneira— afirmou Rebeca, que vai disputar sua terceira edição dos Jogos Olímpicos.
Antes, porém, a preparação será encerrada em solo francês, com o processo de aclimatação à realidade local.
— Vamos nos acostumar com o clima (calor do verão europeu) e com o horário. Vamos entrar num foco mais intenso porque no Brasil a gente treina, mas é um pouco diferente. Lá já estaremos praticamente no ambiente em que vamos competir. Vai estar somente a gente, nossa equipe. E a aparelhagem é muito boa — comentou a campeã mundial do individual geral em 2022 e bicampeã mundial do salto em 2021 e 2023.
Último ginasta da equipe nacional a confirmar sua vaga olímpica, Arthur Nory valorizou o evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela CBG, no embarque da equipe em Campinas.
— Estava muito ansioso hoje para a viagem. Chegando aqui que pude entender que é real. Estamos nos sentindo celebridades nesse embarque. Sempre imaginamos isso. É muito bacana e motivadora essa valorização dos atletas. O sentimento de representar e vestir essa camisa do Time Brasil em mais uma edição dos Jogos Olímpicos não têm como descrever. Estou preparado para tudo, para vencer, para disputar, e acima de tudo ir além de onde eu posso chegar. Foi uma classificação dura, em que eu ganhei muita casca para estar aqui— disse o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.
Com o embarque, a seleção de ginástica artística se tornou a primeira equipe brasileira a viajar rumo ao país que sediará a Olimpíada a partir do dia 26 deste mês.
— É uma grande alegria para o COB ter uma modalidade tão emblemática como a ginástica artística inaugurando os embarques do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris, com um voo direto para Paris. Já iniciamos nossa campanha em Paris-2024 da melhor maneira possível— afirmou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.
Confira a delegação da ginástica artística do Brasil:
- Chefes de equipe: Henrique Motta e Juliana Fajardo
Ginástica Artística Feminina
- Andreza Lima – Grêmio Náutico União (RS) (Reserva)
- Carolyne Pedro – CEGIN (PR) (Reserva)
- Flávia Saraiva – Flamengo (RJ)
- Jade Barbosa – Flamengo (RJ)
- Júlia Soares – CEGIN (PR)
- Lorrane Oliveira – Flamengo (RJ)
- Rebeca Andrade – Flamengo (RJ)
Treinadores:
- Adriana Alves
- Francisco Porath
- Iryna Ilyashenko
Árbitra:
- Elaine Gueriero
Ginástica Artística Masculina:
- Arthur Nory – Pinheiros (SP)
- Caio Souza – Minas Tênis Clube (MG) (Reserva)
- Diogo Soares – Flamengo (RJ)
Treinadores:
- Cristiano Albino
- Daniel Biscalchin
- Hilton Dichelli
- Ricardo Yokoyama
Médica:
- Lara Ramalho
Psicólogas:
- Aline Wolf
- Carla Ide
Fisioterapeutas:
- Álvaro Margutti
- Angel Souza
Massoterapeuta:
- Caine Garrido
Preparador Físico:
- Leonardo Azevedo