O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para quarta-feira (26) o julgamento dos dois jogadores do Grêmio expulsos contra o Bahia e do técnico Renato Portaluppi. Os atacantes Nathan Fernandes e Diego Costa estarão no banco dos réus.
O caso de Nathan é o que preocupa mais. Ele foi expulso por fazer um gesto com as mãos indicando que o árbitro da partida, Bráulio da Silva Machado, estava roubando. A imagem também foi flagrada pelas câmeras. A pena mínima é de quatro jogos para esse tipo de infração. A situação é considerada bastante difícil, e a tendência é de condenação. Se isso ocorrer, ele perderia todos os compromissos de Caxias do Sul (contra Fluminense, Palmeiras e Cruzeiro como mandante, além de visitante diante do Juventude).
Já Diego Costa foi delatado pelo quarto árbitro no caso que virou polêmica após Renato afirmar que quem delatou o atacante teria sido Jaílson Freitas, delegado do jogo, que não teria poder pra isso.
O técnico está incurso no mesmo artigo, o 258, que fala em desrespeitar os membros da arbitragem. Ele e Diego Costa podem ser punidos de duas a seis partidas. Mas como o atacante está lesionado, não seria um desfalque tão sentido em caso de suspensão.
A punição, se ocorrer, não valerá para o jogo de quarta-feira (26), diante do Atlético-GO. A regra estabelece que a suspensão só começa a contar no dia posterior ao do julgamento.