As reclamações do técnico Renato Portaluppi após a derrota para o Bahia ganharam repercussão nacional no fim da noite de sábado (27). Porém, os registros oficiais da CBF não endossam, num primeiro momento, as principais contestações do comandante gremista.
As críticas centrais de Renato foram a falta de critério do árbitro de campo, Bráulio da Silva Machado, e a presença à beira do campo de Jailson Macedo, ex-árbitro. Segundo o treinador, Jailson é quem teria denunciado uma ofensa - negada por Renato - de Diego Costa ao quarto árbitro.
— Eu tirei o time para não ser expulso. Para que ninguém mais fosse expulso. O seu Jaílson (Macedo Freitas), presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, estava onde não poderia estar. O quarto árbitro não viu nada. Quem viu foi ele, que o Diego (Costa) falou algo. O Diego não falou nada — afirmou o técnico gremista.
Pouco mais de duas horas após o apito final em Salvador, a súmula foi publicada oficialmente. Nela, o nome de Jailson consta na função "delegado local", o que permite a permanência dele à beira do campo.
O documento também tem o relato de Bráulio sobre a expulsão do centroavante gremista. O árbitro escreveu: "Aos 46 minutos do 2° tempo, expulsei de forma direta o jogador n° 19, sr. Diego da Silva Costa, da equipe Grêmio, ao ser informado pelo quarto árbitro da partida que o jogador havia proferido aos gritos as seguintes palavras de forma ofensiva e grosseira para o mesmo: 'o que é que tu tá me olhando, vai se foder'. Após ser expulso, o mesmo (Diego) ofereceu resistência para deixar as imediações do campo de jogo, partindo em direção ao 4° árbitro questionado a expulsão. Tendo que ser contido pelos oficiais e companheiros de equipe".
Na manhã deste domingo (28), a CBF divulgou a análise do VAR sobre a expulsão do jogador. Em nenhum momento, é possível identificar uma participação ou menção a Jailson Mendes no diálogo entre a equipe de arbitragem.
A conversa começa com Fernando Antonio Nascimento Filho, quarto árbitro da partida, acionando Bráulio através do comunicador.
— Bráulio, o Diego (Costa) mandou eu me f**, tá? — afirma Leandro.
— Quem? — questiona Bráulio.
— O Diego Costa mandou eu me f** — reafirma Leandro.
Logo após esse diálogo, o árbitro de campo se dirige a Diego Costa apresentando o cartão vermelho. Depois da saída do jogador, dos demais reservas e de Renato para os vestiários, a partida recomeça.
— Levanta. Você sabe o que você falou. Mandou o quarto árbitro se f** — diz Bráulio em direção ao centroavante gremista.
Caso Nathan Fernandes
Depois do fim da partida, os atletas gremistas que ainda permaneciam no gramado se aproximaram de Bráulio da Silva Machado, que estava escoltado pela Policia Militar. Neste momento, o atacante Nathan Fernandes recebe o cartão vermelho, sob alegação de que teria feito o gesto de "roubo" em direção à equipe de arbitragem, o que acabou sendo relatado em súmula.
O gesto é denunciado imediatamente no campo por um dos auxiliares que está ao lado de Bráulio. A equipe do VAR identifica a ação do atacante Nathan Fernandes nas imagens e concorda com a decisão do campo.
Pelas expulsões, Diego Costa e Nathan Fernandes desfalcam o Grêmio contra o Criciúma, no domingo (5), em Porto Alegre.