A denúncia feita por Renato Portaluppi após a derrota do Grêmio para o Bahia, no sábado (27), é grave e abre um longo e necessário debate sobre a arbitragem brasileira. Isto é um lado da análise que precisa ser feita. A outra diz respeito ao jogo, e esta também precisa de atenção.
Apesar da divisão de foco com três competições, citada por Renato na entrevista coletiva, o Grêmio enfrentou o Bahia e mal conseguiu chutar. O número de finalizações da equipe foi baixíssimo, o pior até agora na temporada de 2024.
Um fraco cabeceio de Diego Costa e um chute sem força de Gustavo Nunes. Estes foram defendidos facilmente pelo goleiro do Bahia, Marcos Felipe. Além destes, o mesmo Gustavo conseguiu uma finalização, de fora da área, para fora. E foi só.
Essa preocupante estatística não pode sumir diante de todas as polêmicas surgidas na Fonte Nova. Renato escalou um time com quatro meio-campistas de característica defensiva: Dodi, Du Queiroz, Villsanti e Edenilson. Mesmo utilizando Cristaldo, Gustavo Nunes e Nathan Fernandes no segundo tempo, a produção ofensiva não aumentou tanto assim.
Número de finalizações jogo a jogo do Grêmio em 2024
- 11 - Caxias
- 17 - São José
- 13 - Brasil de Pelotas
- 9 - Juventude
- 10 - Avenida
- 29 - Novo Hamburgo
- 11 - São Luiz
- 13 - Ypiranga
- 26 - Santa Cruz-RS
- 8 - Inter
- 9 - São Luiz
- 21 - Guarany de Bagé
- 19 - Brasil de Pelotas
- 10 - Caxias
- 5 - Caxias
- 6 - Juventude
- 10 - The Strongest
- 11 - Juventude
- 18 - Huachipato
- 6 - Vasco
- 15 - Athletico-PR
- 9 - Cuiabá
- 9 - Estudiantes
- 3 - Bahia