A ótima campanha do Brasil na primeira semana da Liga das Nações feminina de vôlei encerrou com uma grande preocupação. Titular nos quatro jogos e uma das apostas do técnico José Roberto Guimarães, a central Júlia Kudiess sofreu séria lesão no joelho direito, está fora do restante da competição e dificilmente conseguirá disputar os Jogos Olímpicos de Paris.
Neste domingo (19), quando a seleção marcou seu décimo ponto no primeiro set da partida contra a Sérvia, a jogadora de 21 anos torceu o joelho direito ao aterrissar na quadra. Com fortes dores na região, ela foi substituída pela oposta Tainara, que precisou atuar improvisada, já que, pouco antes, Carol também havia sentido um problema e saído para a entrada de Diana.
De acordo com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Júlia "sofreu uma entorse do joelho direito" e "avaliações clínicas e radiológicas mostraram uma lesão ligamentar do joelho e microfratura do platô tibial".
O platô tibial é a região do joelho que suporta o peso do corpo em corridas, saltos e caminhadas. Os ligamentos e tendões ao redor do joelho se conectam ao platô.
Uma fratura do platô tibial é uma ruptura entre o osso tibial que fica abaixo do joelho e o joelho, segundo o ortopedista e traumatologista Diego Falcochio, da Pompeia Ortopedia e Fisioterapia de São Paulo.
A CBV informou que a atleta será reavaliada pelos médicos do Minas Tênis Clube, clube que defende na Superliga Brasileira. O tempo estimado de recuperação não foi informado.
Confira a nota da CBV:
"A central Julia Kudiess sofreu uma entorse do joelho direito durante a partida deste domingo entre Brasil e Sérvia, pela Liga das Nações.
Foram realizadas avaliações clínicas e radiológicas, que mostraram uma lesão ligamentar do joelho e microfratura do platô tibial.
A atleta iniciará tratamento fisioterapico e voltará a Belo Horizonte, onde será avaliada para definição do tratamento, em conjunto com os médicos de seu clube. Júlia Kudiess está fora do restante da disputa da Liga das Nações."