Uma semana após conquistar o título do Campeonato Ibero-Americano, com uma das melhores marcas de sua carreira, Almir Júnior voltou a competir neste domingo (19) e garantiu a medalha de bronze na quarta etapa da Diamond League, disputada em Marrakech, no Marrocos. O atleta da Sogipa obteve a marca de 16m90cm, em seu quarto salto, e garantiu vaga no chamado Final Three.
A liderança seguiu com o cubano Lázaro Martínzez, que em sua segunda tentativa saltou 17m10cm, mas que posteriormente não conseguiu um marca válida. O segundo colocado foi o cubano naturalizado português Pedro Pichardo, que fez 16m92cm em sua quarta tentativa.
Como nenhum dos três melhorou suas marcas na sexta rodada, as posições não foram alteradas e Martínez garantiu o ouro, com Pichardo levando a prata e Almir, o bronze. Esta foi a terceira medalha do saltador mato-grossense, radicado em Porto Alegre, no principal circuito internacional de atletismo. Ele repetiu a colocação de Eugene (EUA), em 2018, e Bruxelas (Bélgica), em 2022.
O resultado deste domingo é o terceiro melhor do atleta de 30 anos na temporada. Sua principal marca foi obtida no Ibero-Americano, quando ele saltou 17m31cm. O segundo melhor desempenho aconteceu no Meeting Ibero-Americano de Huelva (Espanha), com 16m96cm.