A seleção brasileira feminina de rugby vai disputar o nono lugar da etapa de Perth, na Austrália, do Circuito Mundial da modalidade. O adversário das Yaras, como são chamadas as jogadoras do Brasil, será a África do Sul. A partida acontecerá no domingo (28), a partir de 0h31min (horário de Brasília)
Neste sábado (27), o Brasil se recuperou das derrotas sofridas para Ilhas Fiji e França, no primeiro dia de competição, e venceu a Espanha (12 a 10) no encerramento do Grupo B e o Japão (21 a 17) na disputa de uma das semifinais da classificação entre o nono e o 12º lugar.
Diante das espanholas, os tries de Thalia e Thaltia Costa e uma conversão de Luiza Campos garantiram a vitória brasileira. Contra as japonesas, o Brasil virou o marcador com tries de Bianca Silva, Gabriela Lima e Yasmim Soares.
Mas além da participação nesta que é a terceira etapa da temporada 2023-24, o torneio em Perth tem um significado muito especial por marcar o retorno à seleção de Raquel Kochhann, que ficou afastada por mais de um ano dos gramados para tratar um câncer de mama.
E Raquel tem feito um bom retorno. Na partida contra o Japão, a atleta do Charrua Rugby (RS) realizou duas conversões, enquanto Luiza Campos marcou uma.
—Estar de volta ao time principal, e logo em uma etapa do Circuito Mundial, é uma grande conquista. Meu foco atual são as pequenas vitórias, e esta viagem para a Austrália é mais uma. Quero disputar os Jogos Olímpicos novamente, mas um passo de cada vez. Estou muito feliz e preciso agradecer a todos que torceram por mim e mandaram energias positivas— diz a jogadora de 31 anos.
O Circuito Mundial é composto por oito etapas e nas duas já encerradas, o Brasil ficou em oitavo em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em nono lugar na Cidade do Cabo (África do Sul). O próximo evento está marcado para Vancouver (Canadá), entre os dias 23 e 25 de fevereiro.