Aryna Sabalenka conquistou neste sábado (27) o bicampeonato do Aberto da Austrália. Na decisão, a bielorrussa não deu chances para a chinesa Qinwen Zheng, estreante em finais de Grand Slam, e venceu por imponentes 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/2, em 1h16min de partida.
Com o resultado, a número 2 do mundo confirmou a sua grande campanha no torneio e faturou o título sem perder um set sequer em seus sete jogos e cedendo apenas 31 games às adversárias. A vitória ainda a iguala a compatriota Victoria Azarenka, última jogadora que havia conseguido defender o título em 2012-13 e a coloca em um seleto grupo de bicampeãs, que ainda tem as norte-americanas Serena Williams e Jennifer Capriati, na chamada Era Aberta.
Para Zheng, que em dezembro foi vice-campeã do WTA Elite Finals, perdendo a decisão para a brasileira Bia Haddad Maia, ficou o fato de igualar a compatriota Na Li, última chinesa a decidir um Grand Slam e o ingresso no Top 10 do ranking mundial. O vice-campeonato a torna a número 7 na classificação.
Superioridade na final
Favorita ao título, Sabalenka começou a decisão se impondo de forma arrasadora. Ela venceu oito dos nove primeiros pontos disputados, o que lhe deu uma vantagem de 2-0, com direito a uma quebra de saque no segundo game.
E apesar dos esforços de Zheng em tentar devolver o poderoso saque da bielorrussa, ela teve poucas oportunidades e acabou perdendo por 6/3, com Sabalenka vencendo 94% dos pontos disputados com o primeiro serviço.
Na segunda parcial, Aryna Sabalenka não diminuiu o ritmo e já derrubou o saque de Zheng no primeiro game. Com seu estilo de buscar as linhas o tempo todo, a bielorrussa ainda buscou nova quebra de saque para marcar 4-1 e só encontrou dificuldades quando foi sacar para fechar a partida. Ela perdeu quatro match points até finalmente comemorar o 14º título no circuito em 26 finais disputadas.