O jornal El País do Uruguai divulgou neste domingo (31) o resultado final da tradicional eleição dos melhores da temporada. Em 2023, o argentino Germán Cano (Fluminense) foi escolhido o Rei da América pela maioria dos 250 jornalistas de 14 países que participaram da seleção. O prêmio é entregue pela publicação desde 1986.
Além de indicar nominalmente quem era o melhor jogador da temporada, os eleitores também montaram suas equipes ideais e elegeram o melhor treinador do ano. No total, atletas de seis países foram citados na escalação final e, mais uma vez, Cano foi o mais lembrado. Ele esteve em 233 seleções. O segundo mais votado foi o lateral peruano Luis Advíncula, do Boca Juniors, com 197. O zagueiro Nino, do Fluminense, recebeu 161 votos e foi o terceiro.
Dois jogadores da dupla Gre-Nal terminaram na formação do Time Ideal da América em 2023. Segundo colocado na eleição do Rei da América, o uruguaio Luis Suárez ganhou 92 indicações e foi o nono colocado no geral, uma posição à frente do meio Alan Patrick, do Inter, que foi votado 87 vezes.
Mais três jogadores do Inter foram bem votados. O equatoriano Enner Valencia foi o 13º, com 78 nominações. O zagueiro argentino Gabriel Mercado foi lembrado 27 vezes e terminou em 22º lugar, enquanto o goleiro uruguaio Sergio Rochet foi o 29º, com 18 votos.
O volante paraguaio Mathias Villasanti foi outro gremista bem votado. Com 17 lembranças de seu nome, ele terminou em 30º na seleção.
Campeão da Libertadores e atual técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz foi escolhido o treinador do ano. Ele ganhou 101 votos (40%) e superou os argentinos Marcelo Bielsa, técnico da seleção do Uruguai que fez 44 votos (17,5%) e o vencedor de 2022 Lionel Scaloni, que foi relacionado por 34 votantes.
Bicampeão brasileiro pelo Palmeiras, o português Abel Ferreira recebeu 29 votos e foi o quarto colocado. Renato Portaluppi, do Grêmio, foi o oitavo e Eduardo Coudet, do Inter, o 10º.
Time Ideal da América 2023
- Goleiro: Sergio Romero (ARG) - Boca Juniors
- Lateral-direito: Luis Advíncula (PER) - Boca Juniors
- Zagueiro: Nino (BRA) - Fluminense
- Zagueiro: Gustavo Gómez (PAR) - Palmeiras
- Lateral-esquerdo: Joaquín Piquerez (URU) - Palmeiras
- Volante: André (BRA) - Fluminense
- Meia: Alan Patrick (BRA) - Internacional
- Meia: Jhon Arias (COL) - Fluminense
- Meia: Nicolás de la Cruz (URU) - River Plate
- Atacante: Germán Cano (ARG) - Fluminense
- Atacante: Luis Suárez (URU) - Grêmio
- Técnico: Fernando Diniz (BRA) - Fluminense