A Tunad, empresa de inteligência de mídia, fez um estudo do impacto de divulgação e reforço de marca que Luis Suárez gerou para o Grêmio. O resultado ajuda a explicar por que muitos clubes brasileiros buscam um jogador celebridade mundial, mesmo veterano. No caso do Grêmio, houve a benção do resultado técnico, traduzido em gols e assistências, para muito além do marketing.
Lembremos que o Pistolero foi o craque do Campeonato Brasileiro. Mas o trabalho da Tunad permite pensar que, mesmo se a produção de campo não fosse tão plena, teria valido a pena no plano institucional e empresarial. As buscas com palavras-chave relacionadas a "Sócio Grêmio" apresentaram crescimento de 15,7%, seguidas de 13,2% para "Suárez", 7,2% para "Grêmio" e 5,9% para "Camisa Grêmio". Isso sem falar nas receitas criadas: 40 mil sócios a mais, venda de produtos, bilheteria. Aqui, falo só de divulgação e visibilidade.
No que diz respeito à exposição na mídia, a análise da Tunad mostrou aumento exponencial nas menções das palavras “Grêmio" e “Suárez" na Globo São Paulo, que serve como medida de ressonância nacional para o mercado. A palavra "Grêmio" saltou de 877 identificações, entre janeiro e novembro de 2022, para 3.198 no mesmo período do ano de 2023, alcançando nada menos do que 264% de crescimento.
Ainda com base apenas na Globo-SP, a palavra "Suárez" foi pronunciada 49 vezes na programação da emissora em 2022. Pois não é que as citações saltaram para 123 em 2023, um aumento de 151%, quando o uruguaio veio para o Grêmio e virou atração nos estádios brasileiros? E olha que este número (151%) só não foi mais expressivo pelo alto número de menções durante a Copa do Catar, ainda em 2022, antes do Tricolor.