O argentino Germán Cano é o Rei da América de 2023. O anúncio foi feito pelo jornal El País do Uruguai, que realiza a tradicional escolha em votação feita por jornalistas do continente, que elegem os melhores da temporada desde 1986. Neste ano, foram 250 eleitores de 14 países.
Artilheiro da Libertadores com 13 gols em 12 jogos, Cano ainda se tornou o mais velho ganhador do cobiçado prêmio. No próximo dia 2 de janeiro, o camisa 14 do clube carioca irá completar 36 anos. Antes dele, o uruguaio Francescoli (1995), o brasileiro Romário (2000) e o argentino Verón (2009) venceram com 34 anos.
Para se tornar o Rei da América, Germán Cano superou o uruguaio Luis Suárez, que defendeu o Grêmio e foi eleito o Bola de Ouro na escolha da Bola de Prata, prêmio criado pela Revista Placar e que hoje é promovido pelos canais ESPN. O argentino obteve 167 votos (67%) contra 40 (16%) do camisa 9 gremista. Outro uruguaio, Nicolás de la Cruz, que recentemente se transferiu do River Plate para o Flamengo, recebeu oito indicações e ficou em terceiro lugar.
Na temporada, o atacante argentino revelado pelo Lanús marcou 40 gols em 61 jogos e terminou como quinto maior goleador do mundo, empatado com o belga Romelu Lukaku, da Roma-ITA, e o gabonense Denis Bouanga, do Los Angeles FC-EUA.
O melhor brasileiro na votação foi o volante André, do Fluminense, com quatro votos. No total, 20 jogadores foram lembrados pelos jornalistas que participaram da escolha.