A 13ª semana de jogos da NFL reservou boas histórias para os fãs de futebol americano. Até o final da tarde de domingo, o Philadelphia Eagles era a franquia a ser batida na Liga. Antes do Sunday Night Football acabar, a cantora Taylor Swift era o amuleto da sorte do Kansas City Chiefs.
Esses são dois exemplos que mostram que a NFL é capaz de mudar narrativas em instantes. Basta um dia ruim de uma equipe ou um adversário qualificado para o "era" se tornar real e novos protagonistas assumirem os rumos da história.
Veja cinco histórias da Semana 13 da NFL
1. 49ers mostram que são o melhor time da NFL
Ainda havia dúvidas em relação a melhor equipe da Liga na temporada. Pela campanha, o Philadelphia Eagles era considerada a franquia a ser batida. A franquia já havia vencido fortes adversários, como os Chiefs na revanche do último Super Bowl.
Contudo, o San Francisco 49ers buscava sua reparação histórica contra os Eagles. A derrota na final da Conferência Nacional (NFC) da última temporada ficou engasgada, visto que o quarterback Brock Purdy saiu cedo por conta de lesão. Os jogadores dos Niners acreditavam que com ele seria possível ter vencido naquela ocasião.
Para mostrar que estavam certos, eles fizeram seu papel. Os 49ers não apenas venceram, como conseguiram aplicar um placar expressivo contra o principal adversário na NFC. O triunfo por 42 a 19 teve diversos protagonistas. Purdy esteve em campo e lançou para quatro touchdowns, além de 314 jardas.
Deebo Samuel, até então mais discreto em 2023, marcou três vezes — uma correndo e duas recebendo passes — e foi o diferencial para San Francisco. Além disso, a defesa dos Niners pressionou Jalen Hurts em 50% dos snaps, o que dificultou suas tentativas, fazendo com que o ataque dos Eagles parecesse fraco.
A melhor campanha da NFL segue sendo da franquia da Filadélfia. Porém, o melhor desempenho é dos 49ers, que se credenciam como principal candidato a vencer o Super Bowl ao passo que os playoffs se aproximam.
2. Taylor Swift x Simone Biles
Não é todo jogo da NFL que recebe uma das principais cantoras da atualidade e uma das maiores atletas olímpicas do mundo. No Sunday Night Football da Semana 13 entre Kansas City Chiefs e Green Bay Packers, Taylor Swift e Simone Biles foram atrações fora de campo.
A cantora é namorada de Travis Kelce, tight end dos Chiefs, enquanto a ginasta norte-americana namora Jonathan Owens, safety dos Packers. No jogo, ambos duelaram em diversas jogadas, porém, quem levou a melhor foi a franquia de Green Bay, com um placar de 27 a 19.
Da arquibancada, Swift viu Kelce ter um desempenho mais discreto, com 81 jardas recebidas. Mais do que isso, a cantora teve a sua invencibilidade destruída. Antes desse jogo, ela havia acompanhado quatro partidas, todas com vitória dos Chiefs.
Da lateral do campo, Biles viu Owens ter um desempenho seguro. Porém, ela e todos os torcedores dos Packers também puderam ver uma das melhores atuações do quarterback Jordan Love até o momento. Foram três touchdowns lançados e 267 jardas, mostrando seu talento e sua liderança em um duelo importante para a franquia seguir sonhando com os playoffs.
3. Texans acabam com sequência dos Broncos
O Denver Broncos era a franquia com a maior invencibilidade da NFL até o início da Semana 13. Foram cinco vitórias, sendo algumas delas contra adversários fortes. Contudo, no embate contra o Houston Texans, que poderia dar uma vantagem na briga pelos playoffs da Conferência Americana (AFC), os Broncos perderam por 22 a 17.
O quarterback Russell Wilson fez um jogo ruim, com três interceptações lançadas. Esses erros custaram caro, visto que os Texans souberam capitalizar os turnovers. C.J. Stroud fez mais uma boa partida, com 274 jardas lançadas, um touchdown e, principalmente, sem perder a posse de bola como fez o adversário.
Houston agora tem sete vitórias e cinco derrotas, abrindo vantagem para Denver, que tem campanha 6-6. Ainda restam duelos importantes, mas esse da Semana 13 pode ter sido decisivo para o bem ou para o mal.
4. Tyreek Hill: o MVP que não será MVP
O prêmio de MVP é dado ao jogador mais valioso da temporada. Contudo, na NFL essa premiação se tornou "quem é o melhor quarterback" nos últimos anos. O último jogador de outra posição a vencer foi o running back Adrian Peterson, em 2012.
Na temporada atual, na qual nenhum quarterback desponta como grande destaque, o wide receiver Tyreek Hill, do Miami Dolphins, mereceria vencer o prêmio de MVP. Na vitória contra o Washington Commanders por 45 a 15, ele teve 157 jardas, em cinco recepções, e marcou dois touchdowns.
No total, em 12 jogos disputados em 2023, Hill tem 93 recepções (2º melhor da NFL) para 1.481 jardas (melhor da NFL) e 12 touchdowns anotados (melhor da NFL). O camisa 10 dos Dolphins só vencerá o prêmio de MVP se a Liga mudar os conceitos de escolha — o que dificilmente irá acontecer.
5. Bengals vencem jogo grande para seguirem vivos
No confronto que fechou a Semana 13, poucos imaginavam que o Cincinnati Bengals seria capaz de vencer o Jacksonville Jaguars. Contudo, em uma noite mágica de Jake Browning — substitui o lesionado Joe Burrow —, a vitória por 34 a 31 aconteceu na prorrogação.
O quarterback reserva dos Bengals teve 354 jardas, um touchdowns lançado e um corrido. Além disso, ele contou com bons desempenhos de Joe Mixon e Ja'Marr Chase para Cincinnati conquistar a sexta vitória em 12 jogos na temporada.
Pelos Jaguars, além da derrota inesperada, o quarterback Travor Lawrence, que fez um bom jogo, saiu machucado e frustrado. Ainda não se sabe a gravidade da lesão, mas o reserva C.J. Beathard terminou a partida em campo.
O duelo foi à prorrogação e o kicker dos Bengals, Evan McPherson, foi decisivo no chute final de 48 jardas.
Resultados da Semana 13 da NFL
- Dallas Cowboys 41 x 35 Seattle Seahawks
- Tennessee Titans 28 x 31 Indianapolis Colts
- New York Jets 8 x 13 Atlanta Falcons
- New Orleans Saints 28 x 33 Detroit Lions
- Houston Texans 22 x 17 Denver Broncos
- New England Patriots 0 x 6 Los Angeles Chargers
- Pittsburgh Steelers 10 x 24 Arizona Cardinals
- Washington Commanders 15 x 45 Miami Dolphins
- Tampa Bay Buccaneers 21 x 18 Carolina Panthers
- Los Angeles Rams 36 x 19 Cleveland Browns
- Philadelphia Eagles 19 x 42 San Francisco 49ers
- Green Bay Packers 27 x 19 Kansas City Chiefs
- Jacksonville Jaguars 31 x 34 Cincinnati Bengals