O skate brasileiro conquistou sua terceira medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Na tarde deste sábado (21), após a dobradinha de Rayssa Leal e Pâmela Rosa no street feminino, foi a vez de Lucas Rabelo levar o título na categoria masculina.
Na Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional, o campeão dos Jogos Pan-Americanos Junior de Cáli-2021 obteve a sua maior nota (91,15) na segunda tentativa de manobra e fechou a competição com 264,45 pontos.
— A gente conseguiu montar uma estratégia boa. Já tendo experiência com outros eventos, eu tinha mais ou menos noção de cada nota de cada manobra, porém as notas eram bem altas, então ficava aquela dúvida se seria tudo isso ou menos, mas graças a Deus deu tudo certo, as notas foram boas e eu consegui acertar as manobras que eu estava planejando — comemorou o skatista cearense.
Lucas também não esqueceu de suas origens e da cidade que o acolheu nos últimos anos.
— O nível estava altíssimo, todos os skatistas andaram muito. Para mim, botar a camisa do Brasil e poder representar esse Brasilzão, Fortaleza, Pirambu, de onde eu vim, e Porto Alegre, que me acolheu de braços abertos, é muito gratificante.
Outro brasileiro na disputa, Gabryel Aguilar sofreu uma queda na penúltima manobra e depois de receber atendimento médico, preferiu não ir para a última tentativa, terminando a competição com 135,91 pontos e na oitava colocação.
As medalhas de prata e bronze ficaram com o peruano Angelo Caro e o colombiano Jhancarlos Gonzales, respectivamente.
No domingo, o skate encerra suas disputas com as provas do park. O Brasil terá Raicca Ventura, no feminino, às 11h, e Augusto Akio, no masculino, às 16h30min.